Quantas espécies humanas já existiram na Terra?
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Pelo menos 21 espécies humanas são reconhecidas por pesquisadores, incluindo a nossa — Homo sapiens —, segundo levantamento do Museu Nacional de História Natural, mantido pelo Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos. No entanto, a contagem não é consenso na comunidade científica e, muito provavelmente, não será.
- Espécie humana deve caminhar para a extinção, alerta paleontólogo
- Fósseis mais antigos de misteriosa linhagem humana são descobertos na Sibéria
O curioso é que a noção de que outras espécies humanas primitivas viveram na Terra pode não fazer sentido para muitas pessoas, já que, hoje, o Homo sapiens é o único a habitar o planeta. Só que, na verdade, a atual realidade é nossa espécie pode ser considerada uma exceção na história evolutiva.
"Temos uma espécie humana agora e, historicamente, isso é muito estranho", explica Nick Longrich, biólogo evolucionista da Universidade de Bath, no Reino Unido, para o site LiveScience. "Não muito tempo atrás, não éramos tão especiais, mas agora somos os únicos que sobraram", completa sobre o ineditismo dessa realidade.
Lista de espécies humanas do Museu Nacional de História Natural
Vale explicar que o Museu Nacional de História Natural considera como espécies humanas primitivas "tudo o que surgiu depois de nossa separação dos antigos chimpanzés, há cerca de 6 milhões a 7 milhões de anos", comenta John Stewart, paleoecologista da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido. Isso porque tanto os chimpanzés quanto os humanos evoluíram de um ancestral comum.
Confira a lista completa das 21 espécies humanas do museu:
- Homo sapiens;
- Ardipithecus kadabba;
- Ardipithecus ramidus;
- Australopithecus afarensis;
- Australopithecus africanus;
- Australopithecus anamensis;
- Australopithecus garhi;
- Australopithecus sediba;
- Homo erectus;
- Homo floresiensis;
- Homo habilis;
- Homo heidelbergensis;
- Homo naledi;
- Homo neanderthalensis;
- Homo rudolfensis;
- Kenyanthropus platyops;
- Orrorin tugenensis;
- Paranthropus aethiopicus;
- Paranthropus boisei;
- Paranthropus robustus;
- Sahelanthropus tchadensis.
Falta consenso sobre o número de espécies primitivas
Para o Stewart, embora o levantamento considere os principais consensos da academia, a lista não está completa. Por exemplo, o cientista menciona a ausência dos denisovanos.
Além disso, outros estudiosos defendem que a espécie conhecida como Homo erectus é, na realidade, composta por um conjunto de diferentes espécies, como Homo georgicus e Homo ergaster.
"É tudo sobre a definição de uma espécie e o grau em que você aceita a variação dentro de uma espécie", detalha Stewart. Dessa forma, o estimar o número exato "pode se tornar uma discussão um pouco irritante e pedante, porque todo mundo quer uma resposta. Mas a verdade é que realmente depende", pontua.
Além da falta de consenso, o número de espécies humanas pode nunca ser exato. Isso porque os pesquisadores continuam a desenterrar novos fósseis e, entre os achados arqueológicos, novas espécies podem ser identificadas.
Fonte: Smithsonian Institute e LiveScience