Veja foto do cometa C/2022 E3 (ZTF) ao se aproximar do Sol
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

O fotógrafo e comunicador científico Miguel Claro tirou uma foto impressionante do cometa C/2022 E3 (ZTF). O registro foi capturado no dia 12 de janeiro no Observatório Dark Sky Alqueva, em Portugal, e mostra a beleza do cometa e de sua cauda.
- Qual a diferença entre meteoro, meteorito, meteoroide, asteroide e cometa?
- Céu de 2023 | Conjunções de planetas e eclipse solar são destaque neste ano
A foto foi feita durante o periélio do cometa, ou seja, quanto estava em sua aproximação máxima do Sol. Na imagem, é possível conferir seu coma esverdeado, vindo do gás carbônico luminoso, e a longa cauda de íons ejetados de seu núcleo.
Confira abaixo:
Na imagem, o cometa C/2022 E3 (ZTF) aparece brilhando entre as constelações de Hércules, Coroa do Norte e Böotes, o Boieiro. No momento do registro, o cometa estava a cerca de 108 milhões de quilômetros da Terra, com magnitude visual de 7,3.
Vale a pena continuar de olho no céu: o cometa continua seguindo viagem pelo espaço e chegará ao perigeu, o ponto mais próximo da Terra, no dia 1º de fevereiro, e pode até ficar visível a olho nu. “Estes objetos são imprevisíveis, e nunca sabemos quais surpresas podem estar esperando por nós”, disse Miguel, na descrição da imagem.
Quando foi observado pela primeira vez em março de 2022, o cometa 2022 E3 ZTF tinha magnitude aparente de 17,3, ou seja, brilho muito mais fraco que aquele observado atualmente. Ele ficará visível no céu do hemisfério sul a partir do dia 2 de fevereiro.