Publicidade

Todos os astronautas da NASA poderão participar do programa Artemis, diz oficial

Por| Editado por Rafael Rigues | 08 de Agosto de 2022 às 12h15

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Reid Weisman, diretor do Escritório de Astronautas na NASA, afirmou que, para ele, não somente uma parte do corpo de astronautas da agência espacial é elegível para a Artemis II e para outras missões tripuladas do programa, mas sim todos os astronautas da agência.

A fala de Weisman mostra um cenário diferente daquele divulgado em 2020, em que a NASA anunciou a “Equipe Artemis” composta por 18 astronautas. Na época, a agência afirmou as tripulações para as missões iniciais do programa seriam escolhidas entre os membros deste grupo.

A missão Artemis II, que não deve ser lançada antes de 2024, será o primeiro voo tripulado com a cápsula Orion, e levará astronautas para uma viagem ao redor da Lua em uma viagem de aproximadamente dez dias. O pouso na Lua só virá na Artemis III, que acontecerá em 2026 ou além.

Continua após a publicidade

Até o momento, já se sabe que um dos quatro tripulantes da missão será um astronauta canadense. Ainda não há informações sobre se outros parceiros da NASA (como a Europa ou Japão) vão ter astronautas na Artemis II. Já em relação aos astronautas da agência norte-americana, Wiseman afirmou que: “Da forma como eu vejo, qualquer um dos nossos 42 astronautas ativos é elegível para uma missão Artemis”, observou ele.

“A pergunta que todos vão fazer é: quando vamos designar uma tripulação para a Artemis II? Esperamos que seja mais tarde neste ano”, disse Weisman.

A primeira missão do programa Artemis será a Artemis I, um voo não tripulado ao redor da Lua para teste do foguete SLS e da cápsula Orion. A data de decolagem está marcada para 29 de agosto deste ano, com datas alternativas nos dias 2 e 5 de setembro.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space News