Todos os astronautas da NASA poderão participar do programa Artemis, diz oficial
Por Danielle Cassita • Editado por Rafael Rigues |
Reid Weisman, diretor do Escritório de Astronautas na NASA, afirmou que, para ele, não somente uma parte do corpo de astronautas da agência espacial é elegível para a Artemis II e para outras missões tripuladas do programa, mas sim todos os astronautas da agência.
A fala de Weisman mostra um cenário diferente daquele divulgado em 2020, em que a NASA anunciou a “Equipe Artemis” composta por 18 astronautas. Na época, a agência afirmou as tripulações para as missões iniciais do programa seriam escolhidas entre os membros deste grupo.
- EXCLUSIVO! O que o Brasil fará no Programa Artemis? Presidente da AEB conta tudo
- Conheça o primeiro “astronauta” da missão lunar Artemis I
A missão Artemis II, que não deve ser lançada antes de 2024, será o primeiro voo tripulado com a cápsula Orion, e levará astronautas para uma viagem ao redor da Lua em uma viagem de aproximadamente dez dias. O pouso na Lua só virá na Artemis III, que acontecerá em 2026 ou além.
Até o momento, já se sabe que um dos quatro tripulantes da missão será um astronauta canadense. Ainda não há informações sobre se outros parceiros da NASA (como a Europa ou Japão) vão ter astronautas na Artemis II. Já em relação aos astronautas da agência norte-americana, Wiseman afirmou que: “Da forma como eu vejo, qualquer um dos nossos 42 astronautas ativos é elegível para uma missão Artemis”, observou ele.
“A pergunta que todos vão fazer é: quando vamos designar uma tripulação para a Artemis II? Esperamos que seja mais tarde neste ano”, disse Weisman.
A primeira missão do programa Artemis será a Artemis I, um voo não tripulado ao redor da Lua para teste do foguete SLS e da cápsula Orion. A data de decolagem está marcada para 29 de agosto deste ano, com datas alternativas nos dias 2 e 5 de setembro.
Fonte: Via: Space News