Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teste de voo orbital do Starship pode acontecer entre meio e fim de abril

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Março de 2023 às 22h45

Link copiado!

SpaceX via Twitter
SpaceX via Twitter

A SpaceX pode realizar o primeiro teste de voo orbital do veículo Starship entre a metade e o fim de abril. É o que disse Elon Musk, CEO e fundador da empresa, em uma publicação no Twitter nesta quinta-feira (16), em resposta a um usuário que mencionou que o teste de voo estava próximo.

Segundo ele, a empresa estará pronta para realizar o lançamento em algumas semanas, mas a data da missão depende da aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA), agência reguladora de voos nos Estados Unidos. “Considerando que isso levará algumas semanas, a primeira tentativa estará próxima do fim da terceira semana de abril, ou seja..”, escreveu.

Continua após a publicidade

O Starship é um sistema formado pelo propulsor Super Heavy e pelo estágio superior Starship, a nave propriamente dita. De acordo com um documento divulgado pela empresa em 2021, o veículo espacial será lançado sem tripulação em Boca Chica, no sul do Texas, e dará uma volta ao redor da Terra; depois, ele retornará para pousar no oceano Pacífico.

Em uma entrevista realizada no início do mês, Musk afirmou que há cerca de 50% de chance de o teste de voo ter sucesso; entretanto, ele destacou também que a empresa está montando vários veículos nas instalações de Starbase, e que algum deles deverá ter bons resultados. “Acho que temos cerca de 80% de chance de chegar à órbita neste ano.

Tanto o Starship quanto seu propulsor foram desenhados para serem completa e rapidamente reutilizáveis, mas ainda deve demorar algum tempo até que estes aspectos se tornem realidade. “Provavelmente vai levar alguns anos até alcançarmos a reusabilidade completa e rápida”, observou ele, durante a entrevista.