Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX monta protótipos do Starship e Super Heavy em base de lançamento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Outubro de 2022 às 12h11

Link copiado!

SpaceX via Twitter
SpaceX via Twitter
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX publicou novas fotos do veículo Starship na configuração completa, formando um sistema de lançamentos com 120 m de altura. Nas imagens, o protótipo S24 do Starship aparece instalado sobre o protótipo Booster 7, do propulsor Super Heavy.

A montagem do sistema aconteceu na terça-feira (11) em Starbase, no sul do Texas, com a ajuda de um sistema na torre de lançamentos no local. Os protótipos do Starship e do Super Heavy usados na montagem devem ser lançados em um aguardado teste de voo orbital, que talvez aconteça em novembro.

Continua após a publicidade

Esta não foi a primeira vez que a dupla de componentes do Starship foi montada: a SpaceX já os instalou juntos algumas vezes, sendo que a mais recente ocorreu em março, com os protótipos Booster 4 e S20. Naquele procedimento, a SpaceX montou os dois e realizou um teste de abastecimento de propelente.

Desta vez, a SpaceX instalou o Starship sobre o Super Heavy após uma série de testes de ignição estática, conduzidos ao longo dos últimos meses. Segundo Elon Musk, CEO da empresa, é possível que o sistema passe por um “ensaio molhado completo”, um procedimento que simula um lançamento desde o abastecimento de propelente até a contagem regressiva.

Formado por dois estágios reutilizáveis, o Starship é o sistema de transportes espaciais de última geração da SpaceX. O veículo ainda está em desenvolvimento, e uma versão dele, que irá consistir no primeiro lander comercial humano (HLS) do programa Artemis, será usada para levar novos astronautas à superfície lunar.

Fonte: SpaceX