Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teste de voo do Starship pode acontecer em abril, diz Elon Musk

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2023 às 15h24

Link copiado!

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O primeiro voo do foguete Starship, da SpaceX, tem 50% de chance de sucesso. É o que disse Elon Musk, fundador da empresa, durante uma entrevista realizada na conferência Morgan Stanley, no início do mês. A expectativa é que o teste de voo aconteça em abril ou nos próximos meses.

As novidades vêm em resposta a uma pergunta sobre os próximos passos no desenvolvimento do Starship. Em sua fala, Musk afirmou que a empresa está se preparando para o teste de voo orbital, mas destacou as dificuldades do desenvolvimento do veículo.

Segundo ele, a expectativa é que o foguete tenha mais de 50% de chances de sucesso em seu primeiro voo, que ainda não tem data definida para acontecer. “Não digo que ele vai chegar à órbita, mas garanto empolgação”, disse ele. “Então, não vai ser entediante”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Quando estiver finalizado, o Starship será o foguete mais potente já criado, capaz de gerar 2,5 vezes mais empuxo que Saturn V, o foguete usado nos lançamentos das missões do programa Apollo. Ele será usado para levar pessoas e cargas à Lua e Marte, e foi projetado para ser completa e rapidamente reutilizável.

Durante o teste de voo, o Starship deve ser lançado pelo propulsor Super Heavy para completar pelo menos uma órbita ao redor da Terra. Entretanto, o CEO da SpaceX estimou que o veículo tem aproximadamente 80% de chance de alcançar a órbita neste ano. “Provavelmente vai levar mais alguns anos para alcançarmos a reusabilidade completa e rápida”, disse.

Embora haja grandes expectativas para o primeiro voo do Starship, vale lembrar que é comum que foguetes falhem em seus primeiros lançamentos — basta lembrar da tentativa de lançamento do foguete H3, do Japão, realizada no início de março. O veículo lançador falhou em seu primeiro teste de voo e acabou destruído.

Continua após a publicidade

Fonte: Morgan Stanley