Vídeo mostra foguete Starship e propulsor Super Heavy montados em base da SpaceX
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A SpaceX montou novamente os protótipos do sistema Starship em configuração completa. Nesta segunda-feira (9), a empresa publicou um vídeo em seu perfil no Twitter que exibia a instalação do protótipo Ship 24, do veículo Starship, sobre o Booster 7, protótipo do propulsor Super Heavy.
- SpaceX faz novo teste com protótipos da Starship antes de voo orbital
- SpaceX 20 anos: como a empresa de Elon Musk transformou a indústria espacial?
Filmado por um drone, o novo vídeo mostra “Mechazilla”, a grande torre de lançamentos em Starbase, usando seus “braços” para erguer o Ship 24 e instalá-lo sobre o protótipo Booster 7; juntos, ambos formam um sistema totalmente reutilizável com mais de 100 m de altura.
Veja o procedimento no vídeo abaixo:
A instalação dos protótipos ocorreu em um dia agitado para a empresa. Veja só: naquele dia, a SpaceX tinha quatro foguetes em quatro plataformas, duas cápsulas Dragon em órbita, o foguete Falcon Heavy deixou o hangar em que estava, dois foguetes Falcon 9 foram preparados para lançamentos e, finalmente, houve a montagem dos protótipos do Starship. Ufa!
Esta não é a primeira vez que a SpaceX une os protótipos na configuração completa — em outubro, por exemplo, a empresa também instalou um componente sobre o outro. A montagem, junto de testes de ignição estática, vêm ocorrendo durante a preparação para o teste de voo orbital com o protótipo, que pode acontecer no mês que vem.
A ideia é que a torre Mechazilla sirva também como torre de pouso . Se tudo correr bem, a SpaceX poderá até usar as estruturas dela para capturar os propulsores Super Heavy que estiverem retornando do espaço, em uma estratégia que oferece economia de tempo. Nos próximos passos, a empresa deve realizar um teste de ignição estática completo com o veículo.