Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio James Webb observa sua 1ª estrela. Veja as fotos!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Fevereiro de 2022 às 14h21

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O telescópio James Webb já capturou sua primeira imagem, ainda que suas observações científicas não tenham começado. O maior observatório já lançado ao espaço mirou na estrela HD 84406, da constelação Ursa Maior, durante o processo de alinhamento de seu espelho primário, com o uso do instrumento Near Infrared Camera (NIRCam). A estrela foi escolhida porque pode ser facilmente identificada, sem ficar escondida em meio a outras de brilho semelhante.

Embora possa parecer uma imagem "sem graça" e com estrelas aparentemente "borradas", o registro produzido será fundamental para as próximas etapas do telescópio. A primeira foto tirada pelo Webb vai funcionar como uma referência para as equipes em solo, que vão utilizá-la duramente o alinhamento e foco do telescópio espacial para que, assim, ele consiga entregar uma visão sem precedentes do universo.

Confira a imagem abaixo:

Continua após a publicidade

O alinhamento representou um desafio para a equipe: eles tiveram que confirmar que o NIRCam estava pronto para coletar luz dos objetos e, depois, tinham que identificar a luz vindo de somente uma estrela em cada um dos 18 segmentos. O resultado são pontos de luz estelar organizados aleatoriamente, criados pelos segmentos desalinhados refletindo a luz de uma única estrela para o espelho secundário e, depois, aos detectores do NIRCam.

Ao longo do próximo mês ou um pouco além, a equipe do Webb irá ajustar os segmentos do espelho gradualmente, até as 18 imagens se tornarem uma única estrela. “A equipe inteira do Webb está extasiada sobre o quão bem os primeiros passos para produzir imagens e alinhar o telescópio estão indo”, comemorou Marcia Rieke, investigadora principal do instrumento NIRCam. “Estamos muito felizes em ver que a luz está chegando ao NIRCam”.

Continua após a publicidade

Produzindo a primeira foto tirada pelo Webb

O processo de captura começou no dia 2 de fevereiro, quando o telescópio foi direcionado para 156 diferentes posições ao redor da localização prevista da estrela. Através dos 10 detectores do NIRCam, 1560 imagens foram geradas, somando 54 gigabytes de dados brutos. No fim, o processo durou quase 25 horas, mas o Webb conseguiu identificar a estrela em cada um de seus segmentos logo nas primeiras 6 horas e 16 exposições realizadas.

As imagens foram unidas para, depois, produzir um único mosaico, que capturou a assinatura de cada segmento do espelho primário em um único quadro. O que você viu acima é somente a parte central deste mosaico, que é uma grande foto com mais de 2 bilhões de pixels. Cada pontinho visível no mosaico é a mesma estrela imageada por cada um dos 18 segmentos primários do telescópio.

Continua após a publicidade

Estes pontinhos vão ajudar os engenheiros e especialistas em óptica no processo de alinhamento do telescópio. “Levar o Webb ao espaço foi um evento empolgante, claro, mas para os cientistas e engenheiros ópticos, este é um momento único, quando a luz de uma estrela seguiu seu caminho pelo sistema até chegar a um detector”, celebrou Michael McElwain, cientista de projeto do observatório.

Daqui em diante, as imagens do Webb vão ficar cada vez mais claras, detalhadas e complexas, conforme os outros três instrumentos chegam nas temperaturas criogênicas de operação, que vai permitir capturar os primeiros dados. De acordo com a NASA, o mundo poderá conhecer as primeiras imagens científicas já produzidas pelo James Webb no meio deste ano.

Fonte: NASA