Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o James Webb não levou uma câmera para filmá-lo no espaço?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Janeiro de 2022 às 12h11

Link copiado!

Adriana Manrique Gutierrez/NASA
Adriana Manrique Gutierrez/NASA
Tudo sobre NASA

Muitos questionaram nas redes sociais por que o telescópio espacial James Webb (JWST) não levou consigo uma câmera para filmá-lo no espaço. Sem isso, os técnicos da NASA precisam acompanhar os passos do observatório por meio de dados de telemetria, mas não seria mais fácil acompanhar tudo isso por meio de imagens? Lembrando que a sonda chinesa Tianwen-1, enviada à órbita de Marte, fez exatamente isso — o que rendeu fotos incríveis da sonda ao redor do Planeta Vermelho, além de tudo.

Bom, existe um motivo para o JWST não ter uma câmera dessas a bordo — e a equipe que gerencia o telescópio explica tudo.

Continua após a publicidade

Lançado em 25 de dezembro do ano passado, o JWST segue em direção ao Ponto de Lagrange L2, uma órbita estacionária a cerca de 1,5 milhão de km da Terra — viagem que dura quase um mês. Recentemente, o telescópio concluiu a abertura do escudo de proteção solar, pois ele depende do frio para operar com eficiência.

E é justamente a luz e o calor que justificam a ausência de uma câmera a bordo do telescópio, conforme explicou Julie Campen, vice-gerente da missão no Goddard Space Flight Center, da NASA. Além disso, quando o planejamento do Webb começou, décadas atrás, câmeras portáteis não eram disponíveis como são hoje.

No entanto, mesmo que fosse possível instalar uma câmera antes de seu lançamento em 2021, ela atrapalharia a sensibilidade óptica do Webb — a partir do infravermelho, ele observará o universo jovem. Outra questão é que o JWST está completamente no escuro, protegido dos raios solares, então a câmera só enxergaria o escuro. Ou seja: não adiantaria nada ele levar consigo uma câmera para filmá-lo.

Continua após a publicidade

Aí alguns podem questionar se a câmera não poderia ter algum tipo de iluminação, assim como qualquer câmera é equipada com um flash para fotografar ambientes escuros. Bem, uma câmera com flash também não resolveria o problema, porque os espelhos do telescópio são muito sensíveis, bem como as lentes e os detectores. Ou seja: o flash seria refletido pelos espelhos e a filmagem não seria útil de qualquer forma.

Ainda, Campen apontou que o Webb trabalhará a uma temperatura extremamente baixa e uma câmera seria facilmente danificada pelo frio espacial. E cabos para manter a câmera aquecida também prejudicariam o funcionamento do observatório. Em vez de observar a assinatura do universo primordial, o telescópio observaria o calor liberado pelos cabos.

Por isso, a equipe de engenheiros da missão segue com seus dados tradicionais de telemetria, que são confiáveis e precisos.

Fonte: Via Space.com