Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Superlua de Morango: confira as melhores fotos do grande evento lunar de junho

Por| Editado por Rafael Rigues | 15 de Junho de 2022 às 10h51

Link copiado!

NASA/Jessica Watkins via Twitter
NASA/Jessica Watkins via Twitter

Uma superlua cheia de morango brilhou no céu noturno nesta terça-feira (14). Durante o fenômeno, nosso satélite natural estava no ponto de maior proximidade da Terra (o perigeu), ao longo de sua órbita elíptica ao redor do nosso planeta — e, por causa disso, pareceu levemente maior e mais brilhante do que costumamos ver, encantando observadores em todo o mundo.

De acordo com informações da NASA, o nome “superlua” foi cunhado em 1979 e costuma ser usado para descrever a chamada Lua cheia perigeana, ou seja, aquela que ocorre perto ou no momento em que a Lua está no ponto de maior proximidade da Terra. Portanto, há dois “ingredientes” necessários para a Superlua acontecer: um deles é o perigeu, e o outro, é a fase cheia.

Continua após a publicidade

Embora a Lua orbite a Terra em uma trajetória elíptica, uma curiosidade interessante é que, graças à gravidade do Sol e dos demais planetas, a forma da órbita lunar muda ao longo do tempo. Por isso, a Lua fica mais perto da Terra em alguns perigeus do que em outros, e também se afasta mais durante determinados apogeus (nome dado ao ponto em que a Lua fica mais distante do nosso planeta).

No fim das contas, a “superlua” não é tão diferente assim da Lua cheia que estamos acostumados a observar — claro, pode até parecer que nosso satélite estava bem maior que o comum e mais iluminado, mas estes são efeitos de uma simples ilusão de ótica causada por nosso cérebro. Mesmo assim, vale a pena aproveitar o momento para observar a Lua e as formações dela a olho nu.

Lua de morangos?

E de onde vieram os tais morangos? Bem, na verdade, este é um apelido usados por povos antigos norte-americanos para acompanhar as estações do ano. No caso, a “Lua de morango” vem das tribos nativas dos Estados Unidos e no Canadá.

Continua após a publicidade

Cada Lua cheia ganhava um nome refletindo um evento significativo no solo, e a de junho indica apenas que chegou o momento da colheita dos morangos na América do Norte; portanto, não há relação alguma com possíveis mudanças na cor aparente da Lua — até porque a cor de nosso satélite natural depende de outros fatores, como a presença de partículas na atmosfera e a posição da Lua no horizonte.

As melhores fotos da Superlua cheia de morango

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade