Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Superlua cheia de morango: tudo sobre o grande evento lunar de junho

Por| Editado por Rafael Rigues | 01 de Junho de 2022 às 18h37

Link copiado!

dreamypixel/Envato
dreamypixel/Envato

No dia 14 de junho, a Superlua cheia de morango nos brindará com outro espetáculo — menos de um mês após o incrível eclipse total que tivemos em maio. Dessa vez, nosso satélite não mudará de cor, mas pode parecer um pouquinho maior e mais brilhante que de costume.

Superlua de Morango

Também conhecida como Superlua, ou ainda “Lua cheia perigeana”, o evento se trata de uma lua cheia que ocorre quando nosso satélite natural está em seu perigeu, ou seja, em sua aproximação máxima de nosso planeta. Como a órbita lunar é ligeiramente elíptica, sempre haverá momentos em que ela se aproxima e, em outros, se afasta (apogeu) de nós.

Continua após a publicidade

Já o nome Lua de Morango é uma designação usada pelos povos originários dos EUA, como os Algonquin, Ojibwe, Dakota e Lakota. Como muitos outros povos, eles tinham diferentes nomes para a Lua de acordo com os meses ou épocas do ano, para indicar estações ou tempos de colheita. No caso da última lua cheia da primavera (ou primeira do verão), é a época de colher morangos (na América do Norte).

Apesar do nome sugerir algo extraordinário, a Superlua não é tão diferente da lua cheia normal. Às vezes, parece que estamos observando um disco lunar extraordinariamente grande ou mais brilhante do que em outras noites, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. Quando a Lua começa a aparecer no horizonte, podemos vê-la mais perto dos objetos da Terra, como prédios, árvores e montanhas, por exemplo. Com isso, nosso cérebro compara o tamanho dos objetos e da Lua e cria a impressão de que nosso satélite natural é maior do que realmente é.

Para tirar a prova, meça o diâmetro da Lua com uma régua, esticando bem o braço e fechando um dos olhos. Mais tarde, quando o disco lunar estiver mais alto no céu, meça de novo, da mesma maneira — você constatará que o tamanho continua o mesmo. Caso possua um bom par de binóculos para astronomia, é fácil perceber que o diâmetro da Lua ocupa o mesmo espaço do campo de visão do instrumento.

Continua após a publicidade

A Superlua é realmente maior?

Estimativas sugerem que algumas Superluas foram 7% maiores e 15% mais brilhantes do que o habitual, o que já é algo para se admirar, principalmente se você já gosta de ver a lua cheia comum. A NASA calcula que a Superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que as luas cheias no apogeu (conhecidas como microluas).

Ainda existe discussão entre os cientistas se essa diferença durante a Superlua é perceptível ao olho humano. Para alguns especialistas, se você não for avisado de que está olhando para este evento de perigeu, provavelmente você não notará diferença alguma em comparação com as outras luas cheias. Por enquanto, ainda não temos uma resposta definitiva, já que nossos olhos nem sempre são muito confiáveis.

Continua após a publicidade

Por outro lado, há quem diga que, nas noites de Superlua, ela de fato fica excepcional. Isso pode depender muito das condições atmosféricas durante a observação, já que nuvens ou névoa podem diminuir consideravelmente o brilho lunar e deixá-lo mais difuso.

A lua cheia em si, ocorrerá por volta das 9h da manhã do dia 14 de junho, então será visível apenas em outras regiões do planeta. Mesmo assim, às 20h da mesma data, a Lua estará com ângulo de fase de aproximadamente 8° e 99,5% iluminada — ou seja, quase uma lua cheia. Basta procurá-la ao leste.

Seja como for, é sempre interessante observar e incentivar a família e amigos a olhar para cima para apreciar um dos objetos mais incríveis do nosso céu. Não raramente este é um dos hobbies que levam muitos a estudar mais sobre astronomia e ciência em geral. Aliás, aproveite para identificar e apreciar a constelação de Escorpião, localizando a estrela supergigante vermelha Antares, logo acima da Lua.

Continua após a publicidade

Fonte: timeanddate.com