Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup de cofundador da Apple revela app para monitorar lixo espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2022 às 19h45

Link copiado!

NASA's Goddard Space Flight Center/JSC
NASA's Goddard Space Flight Center/JSC
Steve Wozniak

A Privateer, nova startup do confundador da Apple, Steve Wozniak, acaba de liberar seu primeiro aplicativo de monitoramento espacial. Nesta terça-feira (1º), a empresa revelou o Wayfinder, uma aplicação que permite que os usuários visualizem e identifiquem tridimensionalmente não somente satélites na órbita da Terra, como também detritos espaciais — o foco principal da empreitada de Wozniak.

O Wayfinder traz uma visão 3D do globo terrestre, que oferece diferentes opções de dados para serem apresentados na tela. O usuário pode escolher a constelação de satélites desejada, o país de origem dos objetos em órbita e até selecionar uma opção que apresenta também detritos orbitais. Além disso, o recurso permite avançar e retornar no tempo, permitindo análises das mudanças nas posições dos objetos.

Continua após a publicidade

Alex Fielding, CEO e cofundador da Privateer, comemorou o lançamento da aplicação. “O data engine da Privateer vai alimentar as aplicações para a construção da economia espacial, e hoje, demos o primeiro passo ao revelar o Wayfinder, nosso primeiro app, e suas visualizações interativas dos dados do que está em órbita”, disse.

Por enquanto, o mapa utiliza dados do Comando Espacial dos Estados Unidos, da startup Planet Labs, da empresa russa JSC Vimpel e da SeeSat-L. A aplicação irá continuar utilizando soluções de empresas parceiras, mas, futuramente, a ideia é trabalhar com soluções de monitoramento próprias. Segundo informações da empresa, a API da Privateer será voltada para todos os desenvolvedores de aplicações para o espaço.

Isso porque a proposta é deixá-los livres para se preocupar em criar formas de inovar a indústria com abastecimento orbital ou operações de remoção de detritos, por exemplo, e não com a construção de um mapa próprio. “Ter um entendimento melhor e global do que já está no espaço é essencial para alimentar a nova economia espacial”, disse Wozniak.

A Privateer foi anunciada no ano passado através de algumas publicações misteriosas de Wozniak, que traziam apenas um vídeo e uma mensagem sobre o início de uma nova empresa espacial, diferente das demais. Hoje, já se sabe que a proposta da Privateer é “tratar o ambiente espacial como se nossas vidas dependessem dele”.

Continua após a publicidade

O mapa interativo do Wayfinder está disponível no site da Privateer, e você pode acessá-lo clicando aqui.

Fonte: Privateer; Via: Space Explored