Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX pode receber autorização de voo orbital do Starship em dezembro, diz FAA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX planeja realizar um teste de voo orbital com o veículo Starship e, para isso, precisa de aprovação da Federal Aviation Administration (FAA), entidade que regula voos nos Estados Unidos. Assim, a instituição vem realizando uma análise que inclui uma avaliação ambiental das atividades da empresa em Starbase, em instalações localizadas próximas de Boca Chica, no Texas. Agora, parece que o processo está próximo de ser concluído: de acordo com uma atualização publicada nesta segunda-feira (16) pela FAA, a análise deve ser finalizada no dia 31 de dezembro.

A novidade parece ter animado Elon Musk, fundador e CEO da empresa, que publicou um tuíte elogiando o trabalho das instituições envolvidas neste processo de avaliação. “O trabalho duro realizado pela FAA, US Fish & Wildlife and Texas Parks é muito apreciado, além do forte apoio local do condado de Cameron e Brownsville/South Padre”, disse, em um tuíte publicado nesta segunda (16). Em ocasiões anteriores, ele criticou os processos regulatórios conduzidos pela FAA.

Continua após a publicidade

Uma versão preliminar da análise foi publicada em setembro, e a entidade convidou o público a fornecer comentários sobre o documento até o início de novembro. A participação pública rendeu mais de 17 comentários escritos e, além disso, a FAA realizou também duas audiências públicas via Zoom durante outubro e obteve 121 comentários verbais. Para ser autorizada a realizar o teste de voo, a SpaceX precisa aguardar a finalização do processo de licenciamento da FAA, que envolve também essa análise ambiental.

O teste será realizado com o veículo Starship, que a SpaceX está desenvolvendo para levar pessoas e cargas à Lua, Marte e outros destinos distantes. Uma versão adaptada do sistema foi escolhida também para o programa Artemis, para levar astronautas à superfície lunar. Porém, antes disso tudo acontecer, a empresa planeja realizar um teste de voo orbital não tripulado com o protótipo SN20 impulsionado pelo Booster 4, uma versão do propulsor Super Heavy, equipada com 29 motores Raptor.

Para o teste, a empresa planeja lançar o Starship do Golfo do México. Logo após o lançamento, o Super Heavy retornará para pousar enquanto o SN20 segue viagem para a órbita da Terra, completando uma volta ao redor do nosso planeta antes de uma amerissagem controlada próxima da ilha de Kauai. Até o momento, os demais protótipos do Starship realizaram voos breves, chegando a até 10 km de altitude.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, Reuters