FAA publica relatório e deixa SpaceX mais próxima do 1º voo orbital da Starship

FAA publica relatório e deixa SpaceX mais próxima do 1º voo orbital da Starship

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 13 de Junho de 2022 às 17h49
SpaceX

A SpaceX está a um passo de realizar o primeiro voo orbital de teste da espaçonave Starship. Após meses de atraso, a Federal Aviation Administration (FAA) finalmente divulgou nesta terça-feira (13) o relatório ambiental necessário para que o teste seja autorizado. Ainda assim, antes de voar a empresa terá de implementar algumas revisões no projeto, exigidas pelo órgão.

O relatório em questão é chamado de Avaliação Ambiental Programática Final, um procedimento padrão que avalia os riscos ambientais no local de lançamento. Segundo o relatório, a SpaceX poderá ter uma ou mais autorizações preliminares para o teste orbital.

A Starship tem dois componentes reutilizáveis: o propulsor Super Heavy, atuando como primeiro estágio; e a Starship, a nave tripulável que funciona como o segundo estágio de um foguete convencional. Por enquanto, a Starship já realizou cinco voos de teste em baixa altitude, até 10 km, mas o Super Heavy não fez nenhum.

Juntos, eles formam o maior e mais poderoso sistema de lançamentos já construído. A SpaceX pretende realizar o primeiro teste do sistema ainda em junho, a partir de suas instalações em Boca Chica, no Texas. Se tudo ocorrer bem, após o lançamento o Super Heavy mergulhará na costa do Golfo do México e a Starship seguirá rumo, completando quase uma volta ao redor da Terra antes de pousar na costa do Havaí.

A espaçonave Starship fará uma volta ao redor da Terra em seu primeiro teste de voo orbital (Imagem: Reprodução/SpaceX)

Por enquanto, o relatório funciona como uma pré-aprovação, pois a FAA exigiu a revisão de questões de segurança pública, segurança nacional ou política externa, requisitos de segurança para o operador de lançamento e o impacto ambiental potencial.

No entanto, o documento não estabelece um prazo para que a SpaceX realize estas mudanças antes finalmente executar o teste, mas estes detalhes devem surgir ao longo dos próximos dias.

Fonte: FAA, Via Space Explored

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.