Starship pode fazer até 12 viagens a Marte durante 30 anos de vida útil
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Hoje, a SpaceX segue desenvolvendo o sistema Starship para, futuramente, levar humanos e cargas à Lua e a Marte. Em uma publicação no Twitter, Elon Musk, CEO da empresa, trouxe alguns novos detalhes sobre a reusabilidade do foguete que, segundo ele, permitirá a realização de cerca de 12 viagens rumo ao Planeta Vermelho enquanto estiver em condições de uso. Com isso, será possível obter maior redução de custos em viagens tanto para a Lua quanto Marte.
- Como será o sistema de abastecimento orbital dos foguete Starship, da SpaceX?
- Starship: Elon Musk propõe usar estrutura do foguete para criar novo telescópio
- Elon Musk diz que Starship pode ser usado para "engolir" lixo espacial
O tuíte de Musk, publicado no último sábado (14), foi uma resposta a um usuário que perguntou quando a produção do Starship se tornaria economicamente viável. O bilionário respondeu que o sistema se tornará extremamente econômico para missões na órbita terrestre ou na Lua assim que estiver operacional, quando a reutilização rápida estiver acontecendo.
Já no caso de Marte, tudo fica mais complexo porque a Terra e nosso vizinho se alinham somente a cada 26 meses. “Então, a reutilização é limitada a uma dúzia de vezes ao longo dos 25 a 30 anos de vida útil da nave”, explicou ele.
Em ocasiões anteriores, Musk já sugeriu que os custos de lançamento do Starship seriam tão reduzidos que chegariam a apenas 1,3% do que a NASA gasta com missões parecidas. “Se você levar em conta os custos operacionais, talvez seja algo próximo de US$ 2 milhões”, disse em uma entrevista. “Isso é muito menos do que um foguete pequeno, então é algo que precisa ser feito”, finalizou.
Musk já garantiu anteriormente que o Starship irá pousar em Marte "bem antes de 2030" e, durante uma entrevista concedida no ano passado, afirmou que o sistema poderia ser usado em uma missão não tripulada rumo ao planeta em 2024. Vale lembrar que o sistema ainda está em desenvolvimento, e a SpaceX aguarda autorização da Federal Aviation Administration (FAA), entidade reguladora de avião nos Estados Unidos, para realizar o primeiro teste de voo orbital do Starship.
Fonte: Futurism