Publicidade

Starship: Elon Musk explica o que deu errado após o pouso do protótipo SN10

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Março de 2021 às 16h50

Link copiado!

Reprodução/Twitter/@cnunezimages
Reprodução/Twitter/@cnunezimages
Tudo sobre SpaceX

Na semana passada, a SpaceX realizou mais um teste de alta altitude com um protótipo do futuro foguete Starship. Desta vez, o protótipo SN10 alcançou cerca de 10 km de altitude e pousou com sucesso, mas acabou explodindo em uma enorme bola de fogo após alguns minutos. Até o momento, não havia informações oficiais sobre o motivo da explosão, mas Elon Musk publicou tuítes em que comenta o que não correu bem durante o teste.

Segundo a empresa, a explosão aconteceu porque o motor do foguete tinha pouco empuxo, o que deve ter ocorrido por ingestão parcial de hélio no tanque de combustível. O impacto, ocorrido à velocidade de 10 m/s, esmagou as pernas do foguete e um pouco da parte inferior de sua estrutura. Posteriormente, outro usuário perguntou se a ingestão dos gases era resultado de um novo sistema do tanque de metano.

Continua após a publicidade

Este sistema foi incorporado ao tanque para corrigir um erro que ocorreu com o protótipo SN8. De acordo com Musk, se a pressurização fosse usada, as bolhas de metano teriam sido revertidas para o estado líquido, e o hélio foi usado numa tentativa de evitar o colapso, que acabou acontecendo de qualquer forma. “Foi minha culpa por ter aprovado, pareceu uma boa opção naquele momento”, finalizou ele.

Apesar do desfecho explosivo, o teste do SN10 foi considerado um sucesso, já que, mesmo que tenha ficado com alguma inclinação, o foguete conseguiu realizar um pouso suave. Trata-se de um avanço considerável em relação aos protótipos anteriores, já que os foguetes SN8 e SN9 alcançaram a altitude necessária e voaram com sucesso durante seus testes, mas explodiram em grandes bolas de fogo na tentativa de pouso.

Continua após a publicidade

Agora, o SN11, o protótipo seguinte a ser testado, poderá ter pernas mais estáveis em sua estrutura para evitar danos no tanque de combustível — e, segundo o tuíte de Musk, vários ajustes estão sendo feitos neste novo foguete, para evitar que tenha um destino semelhante ao de seu antecessor. Ainda não há datas confirmadas para a realização do próximo teste, mas o veículo já foi posicionado na plataforma de lançamento para passar por seus primeiros testes de ignição estática.

Quando estiver finalizado, o sistema Starship será composto por uma espaçonave de mesmo nome, com 50 m de extensão, junto do Super Heavy, o propulsor poderoso que irá ajudá-la a sair da Terra. A versão final do veículo poderá transportar até 100 passageiros e grandes quantidades de cargas para destinos como a Lua e Marte. A SpaceX está trabalhando em um cronograma bastante ousado: Musk propõe que o Starship já possa partir em uma missão não tripulada com destino a Marte em 2024.

Fonte: Futurism, Gizmodo