Publicidade

SpaceX vai lançar à ISS novo sistema de comunicação a laser

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/Dave Ryan
NASA/Dave Ryan
Tudo sobre SpaceX

A Estação Espacial Internacional (ISS) vai receber o ILLUMA-T, um novo sistema de comunicação a laser. O dispositivo vai ser lançado pela SpaceX, e quando iniciar suas operações, promete finalizar o sistema de comunicações da NASA na estação, transmitindo informações a outros satélites a uma taxa comparável àquela da internet na Terra.

O ILLUMA-T (sigla em inglês de Integrated LCRD Low Earth Orbit User Modem and Amplifier Terminal) vai usar um sistema de comunicação a laser, que trabalha com a luz infravermelha para enviar a receber informações a taxas maiores de transmissão de dados. Com o recurso, as missões podem enviar fotos e vídeos à Terra em uma só transmissão.

Quando estiver instalado, na ISS, o ILLUMA-T promete demonstrar os benefícios que as transmissões a altas taxas podem oferecer para missões na órbita baixa da Terra. Ele vai operar junto do LCRD, um sistema de comunicação espacial via laser lançado à ISS em 2021.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No momento, o LCRD está demonstrando os benefícios da transmissão a laser na órbita geossíncrona enquanto conduz dados entre duas estações em solo. Assim que o ILLUMA-T entrar no jogo, o terminal vai enviar dados em alta resolução, incluindo fotos e vídeos, à taxa de 1,2 gb por segundo. Depois, o LCRD vai enviar os dados a estações no Havaí e na Califórnia.

A SpaceX vai lançar o dispositivo em sua 29ª missão de Serviços de Reabastecimento Comercial. Durante as duas primeiras semanas depois do lançamento, o ILLUMA-T vai ser removido da cápsula Dragon para instalação no módulo Kibo, do Japão, na parte exposta ao espaço.

Depois, a equipe do dispositivo vai realizar testes, necessários para a transmissão do primeiro primeiro feixe de luz do dispositivo. Os resultados da demonstração vão ser de grande importância para o aprimoramento da tecnologia, que pode ser aplicada em missões futuras na Lua, Marte e além.

Fonte: NASA