Publicidade

SpaceX trocará escudo térmico da próxima nave Crew Dragon que voará para a ISS

Por| Editado por Rafael Rigues | 27 de Maio de 2022 às 13h15

Link copiado!

ESA/S.Corvaja
ESA/S.Corvaja
Tudo sobre NASA

A SpaceX trocará o escudo térmico da próxima espaçonave Crew Dragon que voará para Estação Espacial Internacional (ISS) após ele falhar em recente teste de verificação, informou a NASA em 24 de maio. O escudo seria utilizado na missão Crew–5 em setembro.

"A SpaceX tem um rigoroso processo de teste para colocar todos os componentes e sistemas em seu ritmo para garantir segurança e confiabilidade", relatou a NASA.

Continua após a publicidade

Esta verificação inclui raios-X do escudo térmico e aplicação de cargas físicas para simular as forças que seriam experimentadas durante a reentrada na atmosfera e o pouso. A agência espacial também descartou qualquer problema semelhante com a atual Crew Dragon estacionada na ISS.

Agora, a SpaceX usará um novo escudo térmico para a nave Endurance, que será usada na Crew-5. A nova peça passará pelos mesmos rigorosos testes para, então, ser validada para o próximo voo — o qual a NASA ainda mantém programado para ser lançado em setembro deste ano.

O gerente do programa de tripulação comercial da NASA, Steve Stich, garantiu que o escudo térmico da nave Freedom, atualmente na estação espacial, passou por estes mesmos testes e não há nenhum defeito de fabricação. “Então não temos nenhuma preocupação com o escudo térmico no Crew-4”, acrescentou Stich.

Este posicionamento da NASA foi uma resposta ao relatório publicado em 23 de maio pela Space Explored, que alegava um vazamento nos propulsores da Crew Dragon no final da missão privada à ISS Ax-1, no mês passado. Isto teria danificado significantemente o escudo térmico da nave. Após o retorno da missão Ax-1, o sistema de proteção térmica da nave utilizada passou por uma revisão completa de engenharia. A NASA negou qualquer problema de vazamento ou com o escudo térmico.

Continua após a publicidade

Fonte: Space News