SpaceX lança novos satélites Starlink em intervalo recorde
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

Na madrugada deste domingo (12), a SpaceX levou novos 55 satélites Starlink ao espaço em sua 10º missão do ano. O lançamento foi realizado com um foguete Falcon 9, da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- SpaceX envia 114 satélites ao espaço em seu 200º lançamento
O foguete deixou a plataforma às 2h10, no horário de Brasília. Cerca de oito minutos após o lançamento, o primeiro estágio do veículo retornou para pousar na embarcação robótica A Shortfall of Gravitas, já posicionada no oceano Atlântico. Enquanto isso, o estágio superior do veículo seguiu viagem à órbita terrestre. Os 55 satélites foram liberados cerca de 63 minutos após o lançamento, se juntando aos mais de 3.500 já em operação na órbita da Terra.
Com este lançamento, o propulsor do foguete chegou à marca de 12º lançamentos e pousos completos. Em voos anteriores, o booster levou mais satélites Starlink à órbita, e foi usado também no lançamento das missões privadas Ax-1 e Inspiration4.
Esta missão representou um intervalo de apenas cinco dias entre lançamentos realizados naquela plataforma, o que é um novo recorde. Ainda, foi a 10º missão orbital lançada pela empresa neste ano e a nona, até o momento, realizada por um foguete Falcon 9.
Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:
Fonte: SpaceX