Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança foguete Starship em 1º teste de voo orbital, mas tem problemas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Abril de 2023 às 10h35

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX lançou o foguete Starship pela primeira vez nesta quinta-feira (20). O sistema, formado por protótipos do propulsor Super Heavy e do veículo Starship, deixou a plataforma às 10h33, no horário de Brasília, durante o primeiro teste de voo orbital já feito com ambos os componentes instalados juntos. Mas, apesar de o lançamento ter sido um sucesso, alguns minutos depois o Super Heavy enfrentou problemas trágicos.

Para o lançamento, a SpaceX usou os protótipos Booster 7 e Ship 24, do Super Heavy e Starship, respectivamente. Houve uma breve pausa na contagem regressiva para o início da missão quando faltava menos de um minuto para o foguete deixar a plataforma para a realização de verificações finais; felizmente, foi possível seguir com o lançamento.

Continua após a publicidade

No planejamento original, o Super Heavy deveria se separar do Starship cerca de três minutos após o início do voo, descendo ao Golfo do México em seguida. Entretanto, quase cinco minutos após o início da missão, o propulsor se rompeu no ar, finalizando o teste de voo.

O ocorrido não é totalmente inesperado, já que Elon Musk, CEO e fundador da empresa, ressaltou várias vezes a possibilidade de que nem tudo poderia correr perfeitamente no teste. “Se ele alcançar a órbita, será um enorme sucesso”, disse. “A carga útil para essa missão é a informação: a informação que vai nos permitir melhorar o design dos futuros Starship”, finalizou.

O teste de voo foi realizado após a FAA conceder uma aguardada licença para a SpaceX, necessária para o lançamento. “Sucesso, talvez, animação, garantida!”, escreveu Musk em uma publicação no Twitter, depois da concessão da licença. Originalmente, a empresa planejava realizar o lançamento no início da semana, mas uma falha no primeiro estágio do veículo resultou no adiamento da missão.

Você pode conferir a reprise do lançamento na transmissão abaixo:

O que é o foguete Starship?

O Starship é um veículo espacial formado pelo Super Heavy, o propulsor e primeiro estágio, e o Starship, a nave propriamente dita. Juntos, eles formam um foguete com 120 m de altura, o mais alto e mais poderoso já construído na história. Até então, os protótipos desenvolvidos voaram apenas a alguns poucos quilômetros de altitude durante testes.

Continua após a publicidade

O sistema foi desenhado para ser totalmente reutilizável, e será usado levar tripulações e cargas à órbita terrestre e ajudar no retorno da humanidade à Lua. Parte disso acontecerá por meio do programa Artemis, que contará com uma versão do Starship para levar novos humanos à superfície lunar.

Não pense que as futuras missões do Starship param por aí: o veículo é também a grande aposta da SpaceX para levar os primeiros astronautas a Marte, como parte do projeto que a empresa tem para dar início à colonização do Planeta Vermelho.

Fonte: SpaceX; Via: Phys.org, Space.com