Publicidade

SpaceX lança 46 satélites Starlink e chega a 100 pousos com foguetes Falcon 9

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2022 às 08h54

Link copiado!

SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube
Tudo sobre SpaceX

Mais 46 satélites Starlink de internet foram lançados pela SpaceX na segunda-feira (21), que se juntam a outros mais de dois mil já lançados. Além do novo conjunto de satélites, a empresa chegou à marca de 100 pousos já realizados com seus foguetes Falcon 9. O primeiro estágio do veículo utilizado nesta missão, especificamente, realizou seu 11º lançamento e pouso, outro recorde para a empresa.

O lançamento aconteceu às 11h44 (horário de Brasília), na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Cerca de nove minutos após deixar a plataforma, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 retornou para um pouso controlado na embarcação “A Shortfall of Gravitas”, já preparada no Oceano Atlântico a algumas centenas de quilômetros do litoral da Flórida.

Continua após a publicidade

Jessie Anderson, gerente de produção na SpaceX, anunciou durante a transmissão da missão que eles estavam aguardando a implantação dos 46 satélites. “Está programado para acontecer em cerca de uma hora a partir de agora”, disse ela, logo após o lançamento. Contudo, a SpaceX interrompeu a transmissão antes da implantação devido à falta de estações em solo ligadas aos satélites.

Esta missão representou o 100º pouso já realizado com um foguete Falcon 9, sendo também o 107º em geral realizado pela empresa (considerando também os pousos dos foguetes Falcon Heavy). As duas partes da carenagem de cargas úteis, localizadas no “nariz” do foguete, estavam em suas terceiras missões, e retornaram para passar por manutenções.

Continua após a publicidade

Os satélites se separaram do foguete às 12h47 (horário de Brasília), enquanto o veículo ainda estava fora do alcance de estações em solo. Enquanto missões anteriores de lançamento dos satélites utilizaram uma única queima do motor do segundo estágio do foguete, a de hoje contou com duas; por isso, 46 satélites foram levados, ao invés de 49.

Com o lançamento, a SpaceX chegou ao total de 2.137 satélites Starlink lançados desde 2018, incluindo protótipos, mas mais de 200 deles já saíram de órbita após falharem ou encerrarem suas atividades. De acordo com Jonathan McDowell, astrofísico e especialista em monitoramento de atividades espaciais, há mais de 1.500 satélites em operação atualmente. No futuro, a SpaceX espera chegar à marca de até 42 mil unidades.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento:

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com, Spaceflight Now