SpaceX envia 48 satélites Starlink ao espaço em seu 10º lançamento de 2022
Por Wyllian Torres • Editado por Patricia Gnipper |
A SpaceX enviou um lote com 48 satélites Starlink para a órbita da Terra nesta quarta-feira (9), por volta das 10h46 (horário de Brasília). As unidades foram lançadas com o foguete Falcon 9, a partir do Space Launch Complex 40, na Flórida, superando a marca de mais de 2 mil unidades em órbita.
- Quanto custa a internet Starlink no Brasil? Spoiler: muito dinheiro!
- Tempestade solar atinge satélites Starlink e 40 deles são afetados
O lançamento desta quarta marcou o início da segunda missão Starlink realizada em seis dias, além de ser o 10º voo da empresa desde o início deste ano. A SpaceX tem mantido o ritmo de lançamentos anteriormente planejados, cerca de uma missão a cada semana.
A missão, chamada Starlink 4-10, foi parecida com os lançamentos mais recentes, os quais usaram o Falcon 9 alimentado por nove motores Merlin 1D. Depois de sobrevoar o Atlântico, o propulsor do primeiro estágio foi desligado e então se separou do estágio superior pouco mais de 2 minutos após o lançamento.
Então, o segundo estágio entregou as 48 novas unidades Starink no espaço enquanto o primeiro voltou à Terra e pousou no navio A Shortfall of Gravitas, que o aguardava no nordeste do Oceano Atlântico, próximo às Bahamas. Essa foi a quarta missão do booster reutilizável e a segunda com o Falcon 9 B1052.
Satélites Starlink
O Falcon 9 liberou as unidades 66 minutos após o lançamento, tendo como alvo uma órbita entre 305 a 317 km de altitude. Posteriormente, a SpaceX confirmou a implantação dos satélites. As unidades abrirão seus painéis solares e, com seus propulsores de íon, atingirão a órbita operacional de 540 km de altitude.
Com o novo lote lançado, a SpaceX alcança a marca de 2.282 satélites em órbita, mas alguns deles falharam ou foram desativados. É por isso que existem pouco mais de 2 mil unidades em operação, mas a meta da empresa é uma rede com 42 mil satélites Starlink.
Starlink e Ucrânia
Recentemente, Elon Musk forneceu um lote de terminais de internet Starlink para a Ucrânia, após a invasão da Rússia ao país. Musk disse que alguns terminais próximos a áreas de conflito estavam sendo bloqueados por várias horas, mas que uma nova atualização evitaria tal bloqueio.
Por priorizar o fornecimento de internet à Ucrânia, pode ser que ocorram pequenos atrasos no cronograma do sistema Super Heavy-Starship e na missão com os próximos satélites, chamada Starlink V2. Até agora, a SpaceX mantém seus lançamentos pontuais.
Fonte: Via Spaceflight Now