Publicidade

Sonda Juice passa no teste ao confirmar que Terra é habitável

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Tempus/Envato
Tempus/Envato

A sonda JUICE, da Agência Espacial Europeia (ESA), sobrevoou a Terra em 20 de agosto e encontrou ingredientes para a vida na atmosfera do nosso planeta. A visita permitiu testar a calibrar seus instrumentos científicos, que coletaram dados e confirmaram que nosso planeta é habitável, ou seja, que tem as condições necessárias para a vida florescer e sobreviver. 

Desta vez, entraram em ação o espectrômetro MAJIS (sigla de Moons and Jupiter Imaging Spectrometer) e o instrumento SWI (Submillimetre Wave Instrument). O SWI “escutou” os sinais das centenas de moléculas na atmosfera da Terra, como água e os elementos carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre, que são os ingredientes mais comuns dos seres vivos. 

Já o MAJIS mediu a composição da atmosfera, detectando moléculas como oxigênio, ozônio e água. Ainda, o dispositivo capturou imagens da superfície terrestre em infravermelho, criando mapas de temperatura altamente detalhados. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E, afinal, por que é tão importante que uma espaçonave confirme que a Terra, o único planeta até o momento onde foram identificados organismos vivos, é habitável? “Obviamente, não estamos surpresos com esses resultados... teria sido extremamente preocupante descobrir que a Terra não era habitável!”, brincou Olivier Witasse, cientista de projeto da JUICE.

Ele explicou que os resultados indicam que os instrumentos MAJIS e SWI vão funcionar muito bem em Júpiter. “Lá, eles vão nos ajudar a investigar se as luas geladas poderiam ser possíveis habitats para a vida no presente ou no passado”, acrescentou. 

A sonda Juice foi lançada com destino a Júpiter para observar o gigante gasoso e Ganimedes, Calisto e Europa, suas luas que parecem ter grandes oceanos. Quando a espaçonave chegar lá, o SWI vai estudar a composição do planeta e das suas luas, revelando aos cientistas o clima delas, origem e história. 

Já o MAJIS vai observar as nuvens de Júpiter e os ingredientes em sua atmosfera. Ainda, o instrumento vai investigar as atmosferas, compostos congelados e minerais na superfície das luas jovianas.

Fonte: ESA