Sonda europeia tira fotos da Lua e da Terra em sobrevoo histórico
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A sonda JUICE, da Agência Espacial Europeia (ESA), realizou uma manobra histórica na segunda (19). A espaçonave passou por nossa Lua e pela Terra, finalizando com louvor uma manobra de assistência gravitacional dupla nunca feita antes.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Simulação de supercomputador explica raios X de buracos negros
- Sonda indiana encontra evidências de mar de magma na Lua
Durante a visita, a JUICE (sigla de “Jupiter Icy Moons Explorer”) ficou a apenas 750 km da superfície lunar. A sonda aproveitou o encontro para tirar algumas fotos com suas câmeras de monitoramento de bordo, criadas para confirmar a implantação dos seus painéis solares e instrumentos científicos.
A ESA divulgou as fotos em uma live do jeitinho que foram recebidas, sem processamento, enquanto membros da missão comentavam a manobra. “Este sobrevoo é uma manobra de freio, então não vamos acelerar a JUICE no sentido de ganhar velocidade em relação ao Sol”, explicou Ignacio Tanco, gerente de operações da espaçonave.
Em uma publicação no X/Twitter, a agência espacial comemorou o desfecho da manobra. “Nossa equipe de dinâmica de voo analisou a nova trajetória da JUICE após a assistência gravitacional na Lua. A conclusão? Foi perfeito! Nenhum ajuste-fino ou correção é necessária antes do sobrevoo pela Terra hoje”, escreveram.
A passagem pela Lua foi a primeira etapa do procedimento. A segunda aconteceu na terça (20), quando a sonda se aproximou da Terra e ficou a 6.840 km acima do sudeste da Ásia e do Oceano Pacífico. Assim como aconteceu durante a passagem pela Lua, a JUICE aproveitou para tirar uma série de fotos, além de coletar dados científicos com seus instrumentos.
LEIA TAMBÉM:
- Como a sonda JUICE vai procurar por oceanos de água nas luas de Júpiter?
- Avião caiu no interior de SP em ‘flat spin’, diz especialista
Após o sobrevoo pela Terra, a velocidade da sonda diminuiu 4,8 km/s em relação ao Sol, e agora ela segue em direção a Vênus.
De forma geral, a manobra a desviou em um ângulo de 100º em comparação com a trajetória que seguia antes, e vai ajudar a sonda a economizar mais de 100 kg de combustível. Nenhuma outra missão na história nunca realizou uma manobra de assistência gravitacional como a da JUICE.
Agora que perdeu energia, a JUICE segue rumo a um encontro com Vênus em 2025. Após sobrevoar o planeta, ela vai voltar e vai sobrevoar a Terra em setembro de 2026 e janeiro de 2029, conseguindo mais dois impulsos gravitacionais para chegar a Júpiter em julho de 2031.
Quando alcançar Júpiter, a JUICE vai estudar Ganimedes, Calisto e Europa, três das suas maiores luas.
Todas parecem ter oceanos de água líquida sob suas crostas congeladas — e o de Europa parece estar em contato com um fundo do mar rochoso, o que causaria reações químicas que intrigam os cientistas.
Confira outras notícias do Canaltech:
- AWS e Sebrae abrem inscrições para curso de IA generativa
- E-notariado pode emitir divórcio, testamento e outros atos de cartórios pela web
- Moto G55 vaza em primeiras renders com poucas mudanças
Fonte: ESA