Publicidade

Veja o nascer do Sol em Marte pelos "olhos" da sonda InSight

Por| Editado por Rafael Rigues | 14 de Abril de 2022 às 11h10

Link copiado!

NASA
NASA

Uma nova sequência de imagens feitas pela sonda InSight, da NASA, revela a beleza do nascer do Sol em Marte — um cenário digno de um filme de ficção científica. A sonda, que chegou ao planeta em 2018 para estudar seu interior, fez os registros em 10 abril.

A equipe responsável pela missão compartilhou as imagens nesta quarta-feira (13). “Nunca me cansarei do nascer do Sol em Marte”, afirmaram os funcionários da NASA em uma publicação no Twitter, dando voz à sonda.

Continua após a publicidade

Em primeira pessoa, a InSight acrescenta que toda manhã “aquele ponto distante sobe mais alto no céu” e, assim, recarrega suas baterias para continuar sua missão de ouvir os abalos sísmicos no interior de Marte, ou "martemotos". A sonda é estacionária, ou seja, permanece no mesmo local onde pousou há quatro anos, na região de Elysium Planitia.

Váias imagens registradas pela sonda foram combinadas em uma animação para oferecer a experiência de acompanhar o Sol subindo ao longe no horizonte marciano — bem diferente de qualquer nascer do Sol observado da Terra.

Continua após a publicidade

A sonda está em uma fase de operação estendida, após completar sua missão de um ano marciano (687 dias terrestres) analisando o planeta. Em janeiro uma tempestade de areia cobriu seus painéis solares, afetando seu abastecimento de energia, o que levou a equipe a colocar a InSight em modo de segurança.

Seus painéis solares voltaram a produzir energia em fevereiro e a InSight voltou a funcionar. De acordo com a equipe da NASA, a sonda deve coletar dados científicos por mais alguns meses, mas o acúmulo de poeira em seus painéis provavelmente levará ao encerramento da missão no fim desse ano.

Fonte: Via Space.com