Publicidade

Sonda InSight entra em modo de segurança e suspende recursos não essenciais

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

A sonda InSight, da NASA, entrou em modo de segurança após a ocorrência de uma grande tempestade de poeira em Marte, que reduziu a luz que incide sobre os painéis solares do lander. Enquanto estiver no modo de segurança, a InSight fica com todas as suas funções não essenciais suspensas, conseguindo assim conservar energia. Os engenheiros da missão esperam conseguir retomar as operações comuns da sonda na próxima semana.

A equipe reestabeleceu o contato com a sonda nesta segunda-feira (10) e verificou que os níveis de energia da InSight estão estáveis. Embora estejam baixos, não devem drenar a carga das baterias. Esta é uma questão que merece atenção, já que a drenagem das baterias é considerada a causa responsável pelo fim do rover Opportunity, que enfrentou uma forte tempestade de poeira que cobriu seus painéis solares. Após meses de tentativas de contato, a NASA decretou o fim da missão em 2019.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além de reduzir a luz que atravessa a atmosfera, as tempestades de poeira podem aumentar a quantidade de material se acumulando nos painéis da sonda. A que ocorreu desta vez foi detectada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que produz mapas coloridos do Planeta Vermelho. Estes mapas ajudam no monitoramento do fenômeno, e podem servir como um sistema de alerta antecipado para os robôs na superfície marciana.

Embora redemoinhos e tempestades anteriores tenham ajudado a limpar os painéis solares de outras missões, nenhum dos que passaram pela InSight ajudaram a limpar seus painéis solares — que, inclusive, já preocuparam a equipe em função do acúmulo de poeira neles, que poderia significar o fim da missão. Agora, os engenheiros da missão esperam enviar os comandos para o lander sair do modo de segurança na próxima semana, conseguindo maior flexibilidade nas operações.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*