Publicidade

Interior de Marte será estudado em fevereiro com a sonda InSight, da NASA

Por| 14 de Janeiro de 2019 às 15h20

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A sonda InSight, que a NASA levou à superfície de Marte em novembro, já está com todos os seus equipamentos devidamente testados e funcionando direitinho, a ponto de que a exploração do interior do planeta começará a acontecer em fevereiro.

O instrumento SEIS (ou Experimento Sísmico para Estrutura Interior) foi implementado em dezembro, com sua configuração ainda estando em andamento por parte dos especialistas da agência espacial. Os engenheiros da missão já nivelaram o sismômetro, manipulando o cabo que conecta o dispositivo à sonda e também equilibrando três dos seis sensores do instrumento, garantindo que tudo está funcionando devidamente.

Então, no mês que vem, a NASA começará a procurar por vibrações sísmicas para começar a coletar dados relativos aos "marsquakes", equivalentes aos terremotos em nosso planeta. À medida em que o SEIS começar a coletar esses dados, enviando-os à Terra, os cientistas pretendem compreender melhor não somente sobre o fenômeno de abalos sísmicos marcianos, bem como entender melhor a formação do Planeta Vermelho e, consequentemente, dos demais planetas rochosos do Sistema Solar. A agência também pretende descobrir se existe água líquida ou plumas vulcânicas ativas sob a superfície de Marte.

Continua após a publicidade

Fonte: The Planetary Society