Publicidade

Sonda espacial Hayabusa2 entrou em modo de segurança — e ninguém sabe porquê

Por  | 

Compartilhe:
DLR German Aerospace Center/CC-BY-2.0
DLR German Aerospace Center/CC-BY-2.0

A sonda Hayabusa2, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), responsável por coletar amostras de asteroides, entrou em modo de segurança durante sua viagem ao espaço profundo. O protocolo, que tem por objetivo proteger espaçonaves de problemas técnicos, ainda não teve a causa divulgada pela agência.

A sonda em questão trouxe, com sucesso, amostras do asteroide Ryugu de volta à Terra em dezembro de 2020, fragmentos importantes de uma peça do sistema solar primordial. Após a missão, a Hayabusa2 retornou ao espaço em uma missão estendida até outro asteroide, o 1998 KY26, quase esférico, ao qual deve chegar em 2031. O problema recente, no entanto, pode complicar a iniciativa.

A missão e os problemas da Hayabusa2

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo um comunicado de 2 de abril na rede social X (antigo Twitter) da missão da JAXA, a Hayabusa2 detectou uma anomalia no dia 21 de março, entrando automaticamente no modo de segurança. A comunicação entre a Terra e a sonda estava estável, o que deixou a equipe responsável pela espaçonave em dúvida. A situação e seu impacto na missão estendida estão sendo investigados.

A Hayabusa2 foi lançada originalmente em 2014, estando em operação há mais de uma década. Seu encontro com o asteroide Ryugu foi em 2018, quando passou cerca de 18 meses estudando o corpo celeste. A sonda pousou, fez perfurações e liberou pequenos rovers para estudá-lo, coletando amostras, e começou seu retorno à Terra em novembro de 2019.

Leia também:

VÍDEO: Fotos da Galáxia diretamente do Espaço

Fonte: JAXA, Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*