Publicidade

Sonda sul-coreana tira belas fotos da Terra vista da Lua

Por| 04 de Janeiro de 2023 às 12h45

Link copiado!

KARI
KARI

A sonda sul-coreana Danuri acaba de nos presentear com duas belíssimas fotos da Terra vista da órbita lunar. As imagens em preto e branco também mostram detalhes da superfície da Lua.

As fotos foram divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI, na sigla em inglês), que é a agência espacial sul-coreana. "Danuri" é um apelido dado à missão Korean Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), sendo que a palavra combina as que significam "Lua" e "curtir" em coreano.

Continua após a publicidade

Lançada em agosto de 2022, a sonda entrou na órbita lunar em dezembro, já iniciando sua tarefa de garantir a presença da Coreia do Sul na exploração do nosso satélite natural. As fotos foram tiradas nos dias 24 de dezembro e 1º de janeiro quando a sonda estava a 344 quilômetros e a 124 quilômetros da superfície lunar, respectivamente. A Danuri dá uma volta completa ao redor da Lua a cada duas horas.

Esta primeira missão sul-coreana na Lua visa não apenas marcar a presença do país na atual "corrida lunar", como também já ajudar na escolha de potenciais locais de pouso para 2032, quando a KARI presente chegar à superfície da Lua.

Os estudos científicos da Danuri devem começar em fevereiro, quando a sonda vai mapear o terreno lunar e fazer medições de força magnética e raios gama. A missão pretende, ainda, testar uma nova tecnologia de transmissão de dados (incluindo fotos e vídeos) para a Terra. Ou seja: podemos esperar por mais imagens incríveis como estas, vindas da sonda sul-coreana.

Continua após a publicidade

Fonte: KARI