Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda da NASA encontra dunas em círculos quase perfeitos em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Março de 2023 às 14h01

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/University of Arizona
NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) identificou dunas com formato quase perfeitamente circular em Marte. Os cientistas já sabem que o Planeta Vermelho é coberto por várias dunas, mas elas ocorrem em formatos e tamanhos bastante diferentes, o que torna as dunas das novas fotos ainda mais raras e curiosas.

As fotos foram tiradas em novembro e fazem parte de uma coleção de imagens usadas para monitorar como compostos congelados recuam e derretem na superfície do Planeta Vermelho no fim do inverno. Nas novas fotos, algumas das dunas aparecem sem a camada congelada; em fotos anteriores, elas estavam cobertas por gelo.

Continua após a publicidade

Estas dunas têm formato levemente assimétrico, e as partes mais íngremes estão voltadas para o sul. Isso sugere que a areia costuma ser movida em direção ao sul, mas indica também variação na direção e intensidade dos ventos. A área com as dunas representa apenas um dos 60 lugares monitorados atualmente pela MRO e sua câmera HiRISE.

Através da coleta de observações repetidas das dunas ao longo do ano marciano (que dura 687 dias terrestres), os cientistas planetários conseguem monitorar a velocidade da movimentação. Foi assim que eles descobriram que as dunas têm avançado cerca de um metro do equador aos polos do planeta.

Já a variação de formatos e tamanho das dunas também revelou aspectos meteorológicos de Marte: enquanto a MRO examinava a cratera Lyot em Marte, em 2010, as imagens da HiRISE mostraram que o relevo da cratera criava uma espécie de canal que direcionava os ventos.

Continua após a publicidade

Fonte: University of Arizona; Via: Space.com