Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda chinesa flagra tempestades de poeira em Marte; veja as fotos!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Março de 2022 às 11h56

Link copiado!

China National Space Administration/Handout via Xinhua
China National Space Administration/Handout via Xinhua

A sonda da missão chinesa Tianwen-1 registrou tempestades de poeira em Marte em imagens em alta resolução. O material foi publicado pela China National Space Administration (CNSA), a agência espacial do país, e mostram tempestades de areia varrendo a superfície do Planeta Vermelho.

As novas fotos foram capturadas por uma câmera da sonda, que registrou as tempestades com resolução de 0,5 m. Registros anteriores mostraram também alguns rastros deixados pelas rodas do rover Zhurong, que já passa dos 300 dias (marcianos) de operação no planeta e soma 1,7 km percorridos por lá.

Continua após a publicidade

A sonda vem acompanhando as atividades da poeira no hemisfério norte de Marte desde o fim de janeiro, e enviou novas fotos de tempestades de poeira regionais em fevereiro. Segundo a CNSA, não foram observadas condições climáticas com poeira na região de inspeção do rover Zhurong.

Mesmo assim, novas “selfies” enviadas pelo explorador robótico mostram uma camada de poeira acumulada em sua superfície. O excesso de poeira pode afetar o fornecimento de energia para o Zhurong e, pensando nisso, os cientistas chineses projetaram seu painel de energia solar de modo específico, criado para compensar a redução de eficiência causada pela cobertura de poeira.

A Tianwen-1 é a primeira missão interplanetária da China. Lançada em 2020, a missão viajou mais de 475 milhões de quilômetros até chegar à órbita de Marte. Hoje, o orbitador da missão já chegou à marca de 609 dias de operação na órbita do Planeta Vermelho, à distância de aproximadamente 277 milhões de quilômetros da Terra.

Continua após a publicidade

Fonte: CNSAWeixin