SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Shenzhou-17: estação espacial Tiangong recebe novos astronautas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2023 às 15h36

Link copiado!

CMSEO
CMSEO

A estação espacial Tiangong, da China, acaba de receber novos astronautas. O trio da missão Shenzhou-17 chegou ao laboratório orbital durante a madrugada de quinta-feira (26) para uma estadia de seis meses a bordo.

A Shenzhou-17 foi lançada por um foguete Long March 2F, que deixou o Centro de Lançamentos de Satélites Jiuquan às 00h14 de quinta, no horário de Brasília. Dez minutos depois, a espaçonave se separou do estágio superior do veículo.

Continua após a publicidade

Após seis horas de viagem, ela foi acoplada à porta da Tiangong. Os taikonautas (como os astronautas da China são chamados) da Shenzhou-17 foram recebidos pelos membros da Shenzhou-16, que chegaram ao complexo em maio e agora se preparam para retornar à Terra.

Entre os tripulantes da missão Shenzhou-17, estão os pilotos da força aérea Tang Shengjie e Jiang Xinlin. Eles estão acompanhados de Tang Hongbo, veterano da missão Shenzhou-12 que está servindo como comandante. Durante a estadia na estação, vão conduzir experimentos científicos e atividades extraveiculares.

A estação espacial Tiangong

Concluída em 2022, a estação espacial Tiangong tem três módulos e foi projetada para operar por 10 anos. Agora, a China planeja expandi-la com um novo módulo, que vai permitir que outros sejam acoplados ao complexo orbital.

Continua após a publicidade

A expansão vai ser importante para os planos da China, já que o país sinalizou no início do ano que iria começar a treinar estrangeiros para irem à Tiangong. Por enquanto, o laboratório orbital pode comportar até três astronautas a bordo, mas a capacidade deve aumentar com a ampliação.

Fonte: SpaceNews