SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

China lança missão Shenzhou-16 e leva primeiro civil à estação Tiangong

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Maio de 2023 às 10h41

Link copiado!

CMSA
CMSA

A China lançou a missão Shenzhou-16 nesta segunda (29), levando três astronautas à estação espacial Tiangong. O lançamento foi realizado por um foguete Long March 2F, que deixou a plataforma do Centro de Lançamentos de Satélites Jiuquan às 22h31, no horário de Brasília.

Segundo a Administração Nacional Espacial da China, a espaçonave se separou do foguete cerca de 10 minutos após deixar a plataforma. A Shenzhou-16 conta com o comandante Jing Haipeng, acompanhado por Zhu Yangzhu e Gui Haichao, os primeiros selecionados da terceira geração de taikonautas.

Continua após a publicidade

Jing Haipeng é um veterano que serviu nas missões Shenzhou-7, 9 e 11, enquanto os demais tripulantes estão em seus primeiros voos espaciais. Yangzhu é engenheiro de voos espaciais, e foi selecionado na nova turma de astronautas em 2020. Por fim, Gui é professor da Universidade de Beihang e também pertence ao novo grupo, sendo o primeiro especialista em cargas úteis e primeiro civil chinês a ir à estação.

Os membros da Shenzhou-16 chegaram ao Tianhe, o módulo central da estação, menos de sete horas após o lançamento, e foram recebidos por Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu, os tripulantes da missão Shenzhou-15. Eles chegaram à Tiangong em novembro e vão transferir o controle da estação aos novos astronautas antes de retornarem à Terra em junho.

Continua após a publicidade

A nova tripulação deve passar seis meses em órbita, executando testes e experimentos de ciência espacial e aplicação de cargas úteis. Eles são os primeiros a chegar à Tiangong após o início da etapa de aplicação e desenvolvimento do novo complexo orbital.

Fonte: SCMP