Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia lança nave Soyuz para resgate de astronautas na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Fevereiro de 2023 às 18h00

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

A Rússia lançou a nave Soyuz MS-23 com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (23), às 21h34 no horário de Brasília, levando o veículo para o resgate do astronauta Frank Rubio e dos cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin.

Apesar de não ter tripulantes a bordo, a MS-23 está seguindo à estação levando mais de 400 kg de suprimentos e um ursinho de pelúcia, um "tripulante" fofo que servirá como um indicador de "gravidade zero". A nave deverá ser acoplada ao laboratório orbital no sábado (25).

Continua após a publicidade

A chegada da Soyuz MS-23 faz parte do resgate do trio de astronautas, que não pôde voltar à Terra em função de um vazamento na nave Soyuz MS-22, identificado em dezembro. O ocorrido não representou perigo imediato para os astronautas ou para a estação, mas a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, concluiu que era necessário enviar um novo veículo para os astronautas retornarem em segurança para a Terra.

Mais recentemente, a Roscosmos identificou um vazamento semelhante na nave cargueira Progress 21, acoplada à estação. Os oficiais russos determinaram que, apesar de ambas terem apresentado vazamento de composto refrigerante, eles foram causados por diferentes impactos de micrometeoroides, que não têm relação entre si.

Abaixo, você confere a imagem do vazamento na Soyuz MS-22:

Continua após a publicidade

Mesmo assim, a agência espacial decidiu adiar o lançamento da nova cápsula enquanto investigava o que causou o vazamento na outra nave. Caso alguma emergência acontecesse, dois tripulantes teriam que viajar a bordo da MS-22, e o outro teria que retornar com a cápsula Crew Dragon, da SpaceX.

Agora, Rubio, Prokopyev e Petelin devem permanecer mais algum tempo a bordo do laboratório orbital. Eles chegaram à ISS em setembro do ano passado e como devem retornar com a Soyuz MS-23 somente em setembro, vão chegar à marca de quase um ano de estadia no espaço.

Fonte: Via: NASA