Publicidade

Rússia antecipa lançamento de nave para "resgatar" astronautas na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Fevereiro de 2023 às 15h30

Link copiado!

Oleg Novitskiy/Roscosmos
Oleg Novitskiy/Roscosmos

A Roscosmos, agência espacial da Rússia, decidiu lançar a nave Soyuz MS-23 para a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (23). O veículo será enviado como um "resgate" para o retorno de três astronautas a bordo do laboratório orbital, que ainda não puderam voltar à Terra devido aos danos na nave russa Soyuz MS-22.

Yuri Borisov, diretor da agência, havia afirmado na última semana que a nave seria lançada somente em março. Agora, um representante da Roscosmos declarou que a nave de resgate deve ser lançada às 21h34, no horário de Brasília, após aprovação da comissão estatal. O veículo já foi examinado e não exibiu sinais de danos.

Esta nave será lançada rumo à estação para o retorno dos cosmonautas Dmitry Petelin e Sergei Prokopyev, junto de Frank Rubio, astronauta da NASA. Eles chegaram à ISS em setembro com a bordo da nave russa Soyuz MS-22, mas precisaram permanecer na estação por um período acima do esperado após a identificação de um vazamento no veículo.

Continua após a publicidade

Recentemente, a Rússia divulgou uma foto do local do vazamento:

Segundo os oficiais dos Estados Unidos e da Rússia, o vazamento é resultado da colisão de um micrometeoroide. A Rússia decidiu enviar uma nave à estação para eles retornarem à Terra, mas o lançamento sofreu uma mudança no cronograma após descobrirem que a nave cargueira Progress MS-21, também acoplada ao laboratório orbital, apresentou um vazamento do composto refrigerante.

Continua após a publicidade

A Roscosmos está investigando a nova ocorrência. Enquanto isso, a agência espacial russa destacou que nenhuma das naves danificadas apresenta riscos para a segurança dos sete astronautas a bordo da estação.

Fonte: Via: AFP