Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto mostra origem de vazamento na espaçonave russa Soyuz

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Fevereiro de 2023 às 11h26

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

A agência espacial russa Roscosmos divulgou as primeiras fotos que mostram a origem do vazamento na nave Soyuz MS-22, que segue acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS). As fotos foram divulgadas no canal da agência no Telegram e mostram evidências de danos externos na estrutura do veículo.

“Uma imagem da abertura no radiador do sistema de termorregulação da nave, capturada com a câmera do manipulador no segmento norte-americano da ISS”, escreveram, na legenda da imagem. A Roscosmos está investigando o vazamento e mantém a afirmação de que a abertura foi causada pelo impacto de um meteoroide.

Continua após a publicidade

As novas fotos foram divulgadas apenas dois dias após a descoberta de um vazamento em uma nave cargueira Progress-82, também da Rússia. Ainda não está claro se os dois problemas têm relação, mas uma fonte da NASA afirma que dados preliminares da Progess mostram que esta apresentou um problema de resfriamento semelhante ao da Soyuz.

O vazamento na Soyuz MS-22 foi identificado ano passado e, com o ocorrido, a nave não é segura para o retorno dos astronautas que levou à ISS. Enquanto analisa o vazamento, a Rússia decidiu adiar o lançamento da nave MS-23, que será usada para o retorno dos astronautas. Com a mudança de planos, eles devem permanecer na estação por mais alguns meses.

Caso seja necessária uma evacuação emergencial antes da chegada do veículo, os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin teriam que retornar a bordo da MS-22, e o astronauta da NASA Frank Rubio embarcaria em uma nave Dragon, da SpaceX.

Fonte: Via: Space.com, ArsTechnica