Publicidade

Rússia descobre vazamento em outra nave e adia "resgate" de astronautas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 18h35

Link copiado!

NASA
NASA

Nesta segunda-feira (13), a Rússia decidiu adiar o lançamento de uma nave Soyuz MS-23 à Estação Espacial Internacional (ISS) para trazer de volta três astronautas. A mudança de datas vem após a agência espacial Roscosmos descobrir um problema na nave cargueira Progress MS-21, que deixaria a estação em fevereiro.

O plano original era lançar a Soyuz MS-23 também neste mês para trazer de volta à Terra os cosmonautas Dmitry Petelin e Sergei Prokopyev, junto do astronauta da NASA Frank Rubio. Entretanto, o diretor da agência, Yuri Borisov, afirmou que o lançamento foi adiado para março devido à perda de pressão no sistema de resfriamento da Progress MS-21.

Continua após a publicidade

Após descobrir o vazamento, a Roscosmos declarou que uma comissão irá investigar o ocorrido. A agência espacial destacou que os astronautas não correm perigo.

O trio de astronautas chegou à ISS no ano passado e deveria retornar em março a bordo da nave MS-22. Contudo, o veículo apresentou um vazamento causado pelo impacto de algum objeto, como um micrometeoroide ou até algum pequeno pedaço de lixo espacial. Como a nave de resgate será lançada no modo automático, uma nova tripulação à estação terá que esperar mais algum tempo, até que outra esteja pronta para a viagem.

Portanto, é possível que Prokopyev, Petelin e Rubio passem mais alguns meses a bordo da estação, de modo que suas respectivas missões podem acabar durando quase um ano. Segundo a Roscosmos, as naves danificadas não irão afetar a segurança dos sete astronautas a bordo.

Fonte: Reuters