Publicidade

Rover Perseverance resolve problema que impediu a coleta de amostras

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Janeiro de 2022 às 14h10

Link copiado!

NASA, JPL-CALTECH, MSSS
NASA, JPL-CALTECH, MSSS
Tudo sobre NASA

Os pedacinhos de rocha que estavam bloqueando o equipamento de coleta de amostras do rover Perseverance foram expelidos. Estes detritos foram identificados obstruindo o braço robótico do rover durante a sexta tentativa de coleta, realizada em dezembro, e a equipe da missão conseguiu usar a broca do veículo para removê-los.

Basicamente, o procedimento de “desengasgo” foi realizado apontando a broca, com o tubo de amostras obstruído, para o solo; depois, o componente girou até as pedrinhas caírem e liberarem o caminho. A câmera Mastcam-Z, que serve como os "olhos" do veículo, conseguiu capturar o momento em que a broca começou a girar, incluindo também os detritos caindo em seguida.

Confira:

Continua após a publicidade

Na publicação, os oficiais da NASA escreveram que foi necessário esvaziar o tubo com a última amostra poder continuar as coletas de amostras em Marte, mas a boa notícia é que nem tudo está perdido. “Felizmente, eu posso reutilizar este tubo para coletar outra amostra da mesma rocha”, explicaram, como se fosse o próprio Perseverance falando.

Durante a coleta de dezembro, os engenheiros da missão perceberam haver algo errado. Quando o braço robótico do rover tentou armazenar a amostra recém-coletada e fechar o tubo que a continha, os dados mostraram uma anomalia. Depois, eles suspeitaram que o imprevisto ocorreu em função de pedrinhas, que talvez estivessem obstruindo o braço robótico e tivessem impedido o veículo de selar o tubo.

Continua após a publicidade

Embora esta sequência não tenha sido testada em solo, os engenheiros da missão consideraram que era algo simples, e decidiram tentar colocá-lo em prática. O procedimento foi executado em dois passos: o primeiro foi para liberar a primeira parte da amostra retida no componente do rover, e o segundo, a remoção do que sobrou.

A sexta amostra foi obtida de uma rocha apelidada “Issole”, e a equipe considera a possibilidade de realizar uma nova tentativa de coleta de amostra dela. O Perseverance está criando uma coleção de amostras do Planeta Vermelho, que devem ser trazidas à Terra ao fim da década por uma missão conjunta realizada entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Fonte: NASA (1, 2)