Rover Perseverance encontra “pipoca” em Marte; veja a foto da NASA
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
A NASA publicou uma foto inusitada de Marte nesta terça (18). Segundo a publicação da agência espacial, o rover Perseverance acabou de chegar à região chamada Bright Angel (“Anjo Brilhante”, em tradução livre), e encontrou rochas com texturas nunca vistas antes, que receberam o delicioso apelido “pipoca”.
- Além da "porta alienígena": veja outras coisas estranhas já vistas em Marte
- Sonda encontra “aranhas” na região polar de Marte; saiba o que são
O Perseverance — ou apenas Percy, como é carinhosamente chamado pelos cientistas — foi para lá após terminar estudos de rochas em Monte Washburn. O explorador robótico seguiu na direção norte e depois parou em frente a camadas de rochas com cores claras.
A visita ao local foi importante para os cientistas observarem pela primeira vez as rochas que formam Bright Angel. Ainda, o Percy tirou uma série de fotos das rochas antes de seguir na direção oeste, onde havia uma área grande e mais acessível.
Pois bem, foi no 1.175º sol (nome dado aos dias em Marte, que são um pouco mais longos que os da Terra) da missão que o Perseverance chegou lá e surpreendeu os cientistas com as imagens. É que as rochas ali tinham cor clara e textura estranha, marcada por fendas afiadas com finos canais minerais.
Eles notaram também que algumas as rochas estavam marcadas por esferas pequenas. “Nós brincamos e nos referimos a elas como ‘textura de pipoca'”, escreveu Athanasios Klidaras, aluno de Ph.D. na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.
Segundo o autor, estas estruturas sugerem que, depois de as rochas serem depositadas, houve um fluxo de água subterrânea por lá. Agora, o Perseverance vai subir de pouco a pouco a região rochosa, coletando dados conforme segue por lá.
Ao longo do fim de semana, o rover vai usar sua ferramenta de abrasão para coletar dados sobre a composição química do material ali. Dependendo dos resultados, a equipe da missão pode direcionar o Perseverance para coletar uma amostra da região.
Fonte: NASA