Foto mostra tubos de amostras que o Perseverance coletou em Marte
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
O rover Perseverance enviou uma foto que mostra seu depósito de amostras de Marte concluído, algo que representa um grande avanço para a missão. Publicado pela NASA nesta terça-feira (14), o panorama é formado por mais de 360 imagens individuais, exibindo o resultado de mais de um mês de trabalho de posicionamento e mapeamento dos tubos de amostras.
- Exploração de Marte: que sondas, rovers e landers já foram enviados para lá?
- Rover Perseverance completa 1 ano em Marte. Relembre grandes momentos da missão!
A equipe da missão decidiu formar o depósito em Three Forks, uma região no interior da cratera Jezero que, no passado, abrigou um rio. O fluxo da água levou diferentes sedimentos que, ao serem acumulados, formaram um delta íngreme, que será escalado pelo rover em breve. O primeiro tubo foi depositado ali em dezembro.
Em meio ao total de dez tubos, há oito preenchidos com rochas e regolito (rochas quebrada e poeira), enquanto um é uma amostra atmosférica, e o restante contém materiais para capturar determinados compostos moleculares com potencial de contaminação para a Terra. A foto do depósito foi feita com a câmera Mastcam-Z no fim de janeiro.
O rover Perseverance leva consigo tubos primários e outros para as amostras que ainda vai coletar. Eles serão levados a um módulo de pouso para o envio à Terra, por meio de uma campanha da NASA e da Agência Espacial Europeia. Entretanto, pode surgir alguma situação que impeça que o rover leve os tubos diretamente para o lander — e é aqui que entra o depósito.
No fim, a ideia é que o depósito sirva como um grupo de amostras “reserva”, que podem ser recuperadas no futuro para a campanha. Para isso, o rover deixou os tubos com as amostras ali com espaçamento cuidadoso, contribuindo para a coleta delas no futuro, caso seja necessário.
Fonte: NASA