Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto mostra tubos de amostras que o Perseverance coletou em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Fevereiro de 2023 às 10h15

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS

O rover Perseverance enviou uma foto que mostra seu depósito de amostras de Marte concluído, algo que representa um grande avanço para a missão. Publicado pela NASA nesta terça-feira (14), o panorama é formado por mais de 360 imagens individuais, exibindo o resultado de mais de um mês de trabalho de posicionamento e mapeamento dos tubos de amostras.

A equipe da missão decidiu formar o depósito em Three Forks, uma região no interior da cratera Jezero que, no passado, abrigou um rio. O fluxo da água levou diferentes sedimentos que, ao serem acumulados, formaram um delta íngreme, que será escalado pelo rover em breve. O primeiro tubo foi depositado ali em dezembro.

Continua após a publicidade

Em meio ao total de dez tubos, há oito preenchidos com rochas e regolito (rochas quebrada e poeira), enquanto um é uma amostra atmosférica, e o restante contém materiais para capturar determinados compostos moleculares com potencial de contaminação para a Terra. A foto do depósito foi feita com a câmera Mastcam-Z no fim de janeiro.

O rover Perseverance leva consigo tubos primários e outros para as amostras que ainda vai coletar. Eles serão levados a um módulo de pouso para o envio à Terra, por meio de uma campanha da NASA e da Agência Espacial Europeia. Entretanto, pode surgir alguma situação que impeça que o rover leve os tubos diretamente para o lander — e é aqui que entra o depósito.

No fim, a ideia é que o depósito sirva como um grupo de amostras “reserva”, que podem ser recuperadas no futuro para a campanha. Para isso, o rover deixou os tubos com as amostras ali com espaçamento cuidadoso, contribuindo para a coleta delas no futuro, caso seja necessário.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA