Publicidade

Rover Perseverance encontra estranha "cabeça de cobra" em Marte

Por| Editado por Rafael Rigues | 14 de Junho de 2022 às 19h00

Link copiado!

 NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU
Tudo sobre NASA

O rover Perseverance encontrou, novamente, uma formação geológica bastante curiosa em Marte: uma foto do instrumento Mastcam-Z, que equipa o rover, parece mostrar uma rocha parecida com a cabeça de uma cobra. Este detalhe intrigante da paisagem marciana foi fotografado neste domingo (12), durante o sol (como são chamados os dias em Marte) 466 da missão.

Se você observar a foto com atenção, verá que a “cabeça de cobra” está abaixo de outra formação, composta por múltiplas camadas; estas estruturas aparecem juntas, formando um grande pedregulho acompanhado por várias outras rochas da paisagem — uma delas, inclusive, é uma "pedra equilibrista", que parece estar apoiada delicadamente no topo de outra.

Confira:

Continua após a publicidade

As fotos feitas pelos rovers que estudam Marte são incríveis por si só, mas esta deve ter chamado a atenção da equipe da missão por outro motivo: ao que tudo indica, a rocha com camadas faz parte do antigo delta do rio que existiu no interior da cratera Jezero, a região em que o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity pousaram, no ano passado.

A dupla robótica foi enviada para lá por diferentes motivos. O Perseverance procura sinais deixados por seres vivos, caso tenham existido em Marte; enquanto isso, o rover também segue coletando e armazenando diferentes amostras de solo marciano, que devem ser enviadas para a Terra na próxima década.

Enquanto isso, o helicóptero Ingenuity segue ajudando o veículo a explorar o interior da cratera, buscando novas rotas e tentando identificar alvos cientificamente interessantes. O Ingenuity é uma demonstração de tecnologia projetada para realizar apenas alguns voos na atmosfera marciana — contudo, a aeronave surpreendeu a equipe com seu desempenho, e já chegou à marca de 29 voos sem grandes problemas.

Continua após a publicidade

Fonte: Mars 2020