Publicidade

Rover Perseverance chega a nova região na cratera Jezero, em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Novembro de 2022 às 17h26

Link copiado!

NASA
NASA

O rover Perseverance chegou a Yori Pass, uma área próxima da base do antigo delta do rio na cratera Jezero, em Marte. A região é de grande interesse para os cientistas da missão, que acreditam que ali podem haver sedimentos formados por grãos finos, deixados pelos fluxos da água no passado — e, talvez, eles estejam acompanhados de moléculas orgânicas.

Katie Stack Morgan, vice-cientista de projeto do rover Perseverance, explica que, quando buscam moléculas orgânicas e bioassinaturas, os cientistas costumam priorizar rochas sedimentares como aquelas de Yori Pass. “O mais interessante de Yori Pass é que é lateralmente equivalente a ‘Hogwallow Flats’, onde encontramos rochas sedimentares finas”, disse.

Continua após a publicidade

Hogwallow Flats é uma região apelidada de "Tira de Bacon" graças às rochas presentes ali, que são mais claras e formam tiras parecidas com as do bacon. Ela está localizada na mesma elevação de Yori Pass, e ambas têm “pegadas” grandes e visíveis em suas superfícies.

Como estas rochas formadas por partículas finas têm maior concentração de argilas, capazes de proteger as moléculas orgânicas da radiação e evitar que acabem destruídas, os membros da missão acreditam que elas têm boas chances de preservar evidências de vida antiga, caso tenha existido no Planeta Vermelho.

O rover Perseverance pousou em Marte no início do ano passado. O robô vem explorando a cratera Jezero desde então e já coletou 14 amostras rochosas do planeta. O material está armazenado na “barriga” do rover, e deverá ser levado à Terra por meio de uma campanha conjunta, executada pela NASA e Agência Espacial Europeia.

Fonte: NASA