Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover da China encontra estruturas enterradas no solo de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Dezembro de 2023 às 10h49

Link copiado!

China National Space Administration
China National Space Administration

Existem estruturas poligonais sob a superfície de Marte. Estas formações curiosas foram descobertas pelo rover Zhurong, da China, e estão presentes a uma profundidade de aproximadamente 35 metros. Segundo uma equipe de pesquisadores liderada por Lei Zhang, elas parecem ter sido formadas há bilhões de anos.

Zhang e os demais autores explicam que 16 estruturas do tipo foram detectadas, e estão separadas por 1,2 quilômetros. Para eles, isso sugere uma distribuição mais ampla de terrenos similares em Utopia Planitia, a grande planície onde o rover Zhurong pousou.

Continua após a publicidade

Elas medem desde poucos centímetros a alguns metros e parecem ter sido formadas de 3,7 a 2,9 bilhões de anos atrás, quando o ambiente marciano perdeu umidade. Assim, os cientistas acreditam que estes polígonos enterrados vieram dos ciclos de congelamento e derretimento, ocorridos há bilhões de anos no Planeta Vermelho.

Estruturas poligonais já foram detectadas por outros robôs que exploram Marte, mas esta é a primeira vez que elas são detectadas a alguns metros abaixo da superfície. O artigo sugere que, provavelmente, foram formadas pela contração do solo a partir de sedimentos úmidos, abrindo rachaduras na lama. Por outro lado, o esfriamento de lava também poderia causar as contrações.

Para detectar estas e outras características da topografia de Marte, o rover Zhurong usou radar de penetração no solo. Sua missão primária tinha duração original de apenas três meses terrestres, mas ele passou cerca de um ano em atividade. Entretanto, o robô entrou em hibernação e segue em silêncio desde o ano passado.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature.

Fonte: Nature; Via: Universe Today