Publicidade

Rover Zhurong descobre crateras "enterradas" sob a superfície de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Fevereiro de 2023 às 16h27

Link copiado!

CNSA
CNSA

O rover Zhurong, da China, revelou uma série de crateras de impacto e outras estruturas geológicas a até cinco metros de profundidade na superfície de Marte. As análises foram lideradas por Yi Xu, pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, que, junto de outros autores, trabalhou com os dados do radar de penetração do solo, que equipa o Zhurong.

Como o nome indica, os radares de penetração no solo são capazes de identificar formações sob a superfície. Para isso, eles enviam pulsos eletromagnéticos para o solo, que depois são refletidos de volta ao encontrar qualquer estrutura que exista ali.

Para os estudos das estruturas de Marte, o rover Zhurong usa uma frequência menor, capaz de alcançar profundidades maiores e com menos detalhes; ele pode também trabalhar com outra, maior, que revela formações mais detalhadamente a até 4,5 metros de profundidade.

Continua após a publicidade

Os dados do rover mostraram estruturas curvas e inclinadas sob o solo marciano, que os pesquisadores concluíram ser crateras de impacto enterradas e formações íngremes, com origem por enquanto desconhecida. Uma das crateras estudadas pelo Zhurong tinha parte exposta à superfície, enquanto outra estava soterrada. "Descobrimos muitas dunas na superfície do local de pouso, então é possível que esta cratera tenha sido rapidamente enterrada pela areia", sugeriu Xu.

Ainda, a equipe não descobriu evidências de água ou gelo nos cinco metros de profundidade estudados. Já as imagens de radar de estruturas mais profundas mostraram camadas de sedimentos, deixadas por episódios de inundações e depósito de materiais. Também não havia evidências de água ali. Entretanto, os autores observam que isso não permite descartar a possibilidade de haver água a profundidades maiores.

Enviado a Marte por meio da missão Tianwen-1, da China, o rover Zhurong pousou no Planeta Vermelho em maio de 2021. Desde então, ele segue explorando Utopia Planitia, uma planície que pode ter sido uma espécie de litoral no passado e que, talvez, ainda tenha evidências da ocorrência de água ou gelo.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Geology.

Fonte: Geology; Via: The Geological Society of America