Rocket Lab adia lançamento de 1º missão privada a Vênus
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A Rocket Lab não deve lançar sua missão a Vênus tão cedo. Originalmente, a missão seria lançada em maio deste ano, mas a empresa preferiu alterar o cronograma para priorizar as missões de seus clientes e não divulgou uma nova data para o lançamento.
- Explorando Vênus: um resumo das missões que já estudaram o planeta vizinho
- Rocket Lab prepara primeira missão privada a Vênus
Revelada pela Rocket Lab em 2020, esta promete se tornar a primeira missão comercial já enviada a Vênus. Com a mudança, é possível que ela seja lançada somente em janeiro de 2025, que é a janela reserva para o lançamento.
Enquanto uma nova data não é anunciada, já sabemos que a Rocket Lab é responsável pelos custos da missão, e que pesquisadores do Instituto Massachusetts de Tecnologia e outras instituições desenvolveram a carga útil dela. Por enquanto, a empresa planeja lançá-la com o foguete Electron.
A ideia é que usá-lo para lançar a espaçonave Photon, que vai levar em seu interior uma nave de apenas 40 cm de diâmetro. Ela é pequena, mas vai ter um instrumento para procurar moléculas orgânicas nas nuvens do planeta em apenas cinco minutos.
Cerca de uma hora após a entrada na atmosfera, a sonda deve chegar ao solo do planeta. Se sobreviver à descida, ela pode ainda coletar dados na superfície e enviá-los à Terra antes que a alta pressão e calor de Vênus a destruam.
Fonte: TechCrunch