Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rocket Lab quer lançar missão privada para procurar vida em Vênus em 2023

Por| 17 de Agosto de 2020 às 18h40

Link copiado!

Rocket Lab quer lançar missão privada para procurar vida em Vênus em 2023
Rocket Lab quer lançar missão privada para procurar vida em Vênus em 2023

Não é de hoje que cientistas trabalham com a possibilidade da existência de vida em Vênus: nos anos 1960, Carl Sagan propôs, em um artigo da revista Nature, que, talvez, exista vida nas nuvens venusianas. Essa não é exatamente a hipótese favorita da ciência, mas a Rocket Lab, empresa privada de voos espaciais, pretende expandir seus voos para a realização de viagens interplanetárias e verificar uma eventual ocorrência de vida por lá. Assim, a empresa anunciou recentemente que planeja lançar missões astrobiológicas em Vênus em 2023.

Para a missão, a Rocket Lab irá utilizar o foguete Electron, de dois estágios, e o pequeno satélite Photon. O Electron passou por avanços importantes na tecnologia de suas baterias e se tornou uma boa opção para missões interplanetárias. Assim, o foguete é capaz de carregar até 300 kg de carga útil à órbita terrestre baixa. Já o Photon não irá descer aos céus venusianos, mas deverá sondar a atmosfera do planeta. Essa não será a primeira missão espacial da empresa; a Rocket Lab já tem um contrato assinado com a NASA para levar um satélite à Lua em 2021 com o Electron e o Photon.

Continua após a publicidade

Peter Beck, CEO e fundador da empresa, se declara “profundamente apaixonado por Vênus”, e está trabalhando duro para poder realizar essa missão. A ideia para a empreitada vem do potencial astrobiológico que o planeta contém, e poderá trazer lições valiosas para os cientistas. Beck vê Vênus como uma “Terra passando por um desastre de mudanças climáticas”; essa descrição é bastante pertinente: em um passado distante, o planeta tinha rios, lagos e oceanos. Entretanto, as mudanças climáticas foram tão intensas que geraram efeito estufa, o grande responsável pela pressão atmosférica esmagadora e altíssimas temperaturas venusianas.

Então, se a vida tiver realmente ocorrido por lá, pode ser que tenha se refugiado no céu em meio a bolsas potencialmente habitáveis na atmosfera que ainda podem existir. Por exemplo, a apenas 50 km de altura da superfície de Vênus, a temperatura e pressão são mais similares àquelas da Terra hoje. É este ambiente que o Rocket Lab pretende explorar em 2023 em sua missão. “Vamos aprender muito no caminho até lá, e vamos tentar descobrir o que está naquela zona atmosférica”. Claro, não é garantido que realmente exista vida por lá, mas a missão deverá trazer resultados importantíssimos para a busca por vida. Quem sabe?

Fonte: Space.com, BBC