Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rocket Lab lança 1ª missão com foguete Electron nos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Janeiro de 2023 às 10h23

Link copiado!

NASA/Danielle Johnson
NASA/Danielle Johnson

Nesta terça-feira (24), a Rocket Lab realizou seu primeiro lançamento nos Estados Unidos. O foguete Electron foi lançado às 20h no horário de Brasília em Wallops Flight Facility, instalação de lançamentos espaciais da NASA, levando três satélites comerciais da HawkEye 360. Agora

O veículo deixou a plataforma cerca de 45 minutos após o pôr do Sol no local, seguindo sobre o oceano Atlântico rumo à órbita terrestre. A empresa confirmou que os três satélites foram implantados como o planejado a cerca de 550 km de altitude, passada aproximadamente uma hora após o lançamento.

Continua após a publicidade

Chamado "Virginia Is for Launch Lovers", o lançamento era bastante aguardado pela empresa que, até então, vinha lançando suas missões com o Electron a partir de plataformas na Nova Zelândia. “Estamos incrivelmente animados sobre as capacidades que traremos à Virgínia ao realizar lançamentos responsivos para clientes dos Estados Unidos”, disse Peter Beck, CEO da empresa.

Esta missão foi a primeira de três planejadas para a empresa HawkEye 360, que está construindo uma constelação de pequenos satélites para monitoramento em radiofrequência. A HawkEye espera ter 15 satélites no espaço até 2024 por meio da parceria com a Rocket Lab.

Já a Rocket Lab planeja lançar cerca de uma missão com o foguete Electron a cada mês, seguindo com as operações nas instalações de Wallops. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento do foguete Neutron, reutilizável e maior que o Electron, que também deverá ser lançado em Virgínia. O primeiro voo do Neutron não deve acontecer antes do ano que vem.

Fonte: Rocket Lab