Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô e helicóptero da NASA são fotografados na superfície de Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Abril de 2022 às 15h25

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/UArizona
NASA/JPL-Caltech/UArizona
Tudo sobre NASA

O rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity foram registrados na superfície de Marte pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), também da NASA. A uma altitude que varia de 250 km a 316 km, o orbitador usou a sua poderosa câmera HiRISE para fotografar a dupla.

A sonda MRO frequentemente registra, do alto, o que robôs estão fazendo na superfície de Marte, como quando fotografou o rover chinês Zhurong e seus rastros. Agora, foi a vez da dupla Perseverance e Ingenuity, que pousou no Planeta Vermelho em fevereiro do ano passado.

Veja o registro do rover em Marte:

Continua após a publicidade

Enquanto o Perseverance explora a superfície da cratera Jezero, buscando indícios de vida no passado de Marte e coletando amostras, o helicóptero Ingenuity auxilia seu caminho pela tortuosa paisagem. O rover está na Formação Máaz, que os cientistas acreditam ser um terreno de rochas de origem vulcânica.

A 200 metros a oeste do rover, está o pequeno helicóptero de 1,8 kg, o Ingenuity, cujos rotores alcançam 1,2 m de extensão. No dia 23 de março, a aeronave, que inicialmente só realizaria cinco voos em Marte, completou sua 22ª decolagem em pouco mais de 100 segundos.

Continua após a publicidade

A poderosa câmera HiRise captou imagens de até 28 gigabits de tamanho em seis segundos, enquanto sobrevoava acima do rover e do helicóptero. Em nota, a equipe da HiRISE disse que provavelmente a sonda fará um novo registro da dupla, enquanto exploram a cratera.

Fonte: HiRISE