Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity faz 22º voo em Marte — e o próximo deve acontecer em breve

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Março de 2022 às 09h56

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O helicóptero Ingenuity completou seu 22º voo em Marte. A pequena aeronave levantou voo novamente e se manteve no ar por quase 2 minutos, à altitude máxima de 10 m. De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), responsável pelo gerenciamento da missão, é possível que um novo voo seja realizado ainda nesta semana.

As informações foram publicadas pelos oficiais do JPL em um tuíte. O voo, que aconteceu no último final de semana, durou 101,4 segundos, e o helicóptero chegou à altitude máxima de 10 m. Além disso, o tuíte trouxe também uma foto, que mostra a sombra do Ingenuity projetada sobre a superfície de Marte.

Confira:

Continua após a publicidade

O helicóptero Ingenuity pousou na cratera Jezero no ano passado, preso à "barriga" do rover Perseverance. Como é uma demonstração de tecnologia, o esperado era que a aeronave completasse somente cinco voos para mostrar que a exploração aérea no Planeta Vermelho é possível. No fim, o Ingenuity cumpriu sua missão com grande sucesso e surpreendeu a equipe com seu desempenho.

Ao longo dos 21 primeiros voos realizados, o Ingenuity voou por 4,6 km e se manteve no ar por quase 39 minutos, no total — e, segundo os oficiais, o helicóptero continua em ótimo estado.

Agora, a aeronave está em sua nova missão estendida, na qual vem conduzindo observações aéreas para auxiliar a equipe do rover Perseverance a decidir as melhores rotas para o veículo, evitando possíveis perigos. O Ingenuity deverá seguir em suas operações de voo até setembro, e acompanhará o rover até o delta de um antigo rio que exigiu na cratera Jezero.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA (Twitter); Via: Space.com