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Quesst: NASA renomeia projeto para desenvolver aviões supersônicos silenciosos

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Maio de 2022 às 12h25

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A NASA anunciou nesta segunda-feira (16), um novo nome para seu projeto dedicado a tornar as viagens aéreas mais rápidas e silenciosas: Quesst. O projeto também ganhou uma nova linguagem visual que deixa mais claro seu objetivo: desenvolver uma aeronave capaz de quebrar a barreira do som sem o tradicional "estampido sônico" (Sonic Boom, em inglês), o estrondo ouvido em solo quando um avião supersônico passa sobre um local.

O nome Quesst (sigla para "Quiet SuperSonic Technology") substitui o anterior “Low-Boom Flight Demonstration” (algo como "demonstração de voo com baixo estrondo"). Mas objetivo permanece o mesmo: demonstrar como o avião de pesquisa X-59, desenvolvido pela Lockheed Martin, pode voar mais rápido que o som sem perturbar quem está em solo.

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O estampido, que além do incômodo para a população pode causar danos a estruturas (como vidraças) em solo, foi o motivo pelo qual governos dos EUA e outros países regulamentaram os voos supersônicos de passageiros, o que acabou limitando a viabilidade comercial de aeronaves como o Concorde.

No atual projeto, a NASA trabalhará ao lado de algumas comunidades para aprender como as pessoas reagem às ondas de choque de intensidade reduzida — se é que ouvirão algo. Um dos propósitos da agência espacial é compartilhar os dados deste trabalho com legisladores, na esperança de que novas diretrizes suspendam a proibição dos voos supersônicos.

O novo gráfico da missão exibe ondas de choque supersônicas ao redor da nave X-59, logo acima de três casas. As casas representam o trabalho de pesquisa que será realizado ao lado de diversas comunidades norte-americanas. Já as ondas de choque, foram inspiradas pelas imagens de jatos rompendo a barreira do som em pleno voo, feitas em 2019.

Etapas da missão Quesst

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A NASA dividiu a missão em três etapas principais. A primeira e atual é dedicada à montagem da aeronave X-59 e voos iniciais que devem acontecer até o fim deste ano para validar sua segurança e desempenho. A segunda fase está prevista para 2023 e se concentrará na validação acústica.

Nesta etapa, a equipe da missão Quesst tentará provar que o X-59 está apto para operações regulares no Sistema Nacional de Espaço Aéreo dos EUA. A nave fará um sobrevoo pelo Armstrong Flight Research Center da NASA, na cidade de Edwards, Califórnia.

Este voo servirá comprovar que as ferramentas usadas para prever e diminuir o nível sonoro do estrondo estão prontas para a etapa seguinte. A etapa três talvez seja a mais aguardada, porque é quando o avião sobrevoará várias comunidades dos EUA. Prevista para 2024 a 2026, esta fase da missão coletará dados do público para entender o que as pessoas pensam sobre o som do X-59. Por enquanto, a NASA ainda não detalhou quais serão as cidades que receberão estes voos de teste supersônico.

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“O sucesso desta missão abrirá as portas para viagens aéreas rápidas para todos em todo o mundo”, acrescentou Peter Coen, gerente de integração de missões da NASA para Quesst. A missão está prevista para ser concluída em 2027.

Fonte: NASA